“SABESP” Comete Crime Ambiental em Peruíbe, despejando esgoto no Córrego Ubatuba, na área central da cidade.

Como pode uma empresa como a SABESP praticar um ato criminoso destes? Senão vejamos o que aconteceu e está acontecendo:

No dia 24/02/2012 recebemos uma denúncia por volta de 19:45, para irmos verificar o que a SABESP estava fazendo, o local fica na Avenida dos Expedicionários altura do número 490, esquina com a Rua Papa Pio XII bem na área central da cidade.

Fomos até o local, e como já era noite e nosso equipamento fotográfico não é daqueles bem potentes, então nos limitamos a ir ao local, detectar o problema gravíssimo, atendendo ao chamado dos moradores e voltarmos no dia seguinte para fotografar e filmar à luz do dia.

Quando no dia seguinte voltamos ao local e vejam as fotos que conseguimos obter:

A SABESP, empresa que cuida do tratamento de esgoto de toda cidade, despejando, escandalosamente, ESGOTO DENTRO DO CÓRREGO UBATUBA NA ÁREA CENTRAL DE PERUÍBE.

VEJAM O FLAGRANTE



Acionamos o diretor do meio ambiente de Peruíbe que nos atendeu prontamente e foi à SABESP para colocar o gerente, da referida empresa, ao par do que estava ocorrendo, mas entrou em contato conosco em seguida dizendo que ele não se econtrava na SABESP por ser final de semana e que segunda-feira, sem falta, retornará à SABESP para que o gerente fique ciente de que está sendo despejado esgoto da SABESP no Córrego Ubatuba em Peruíbe.

Quando foi no dia 26/02/2012 (DOMINGO) logo pela manhã, novamente moradores nos procuraram solicitando a nossa presença urgente no local e o que vimos nos deixou ainda mais estarrecidos com as cenas “dantescas” que estavam ocorrendo, vejam:

Esse desrespeito, descaso e crime ambiental quem está cometendo é a SABESP UNIDADE DE DE PERUIBE, veja você que a SABESP está, segundo os moradores do entorno, há uma semana despejando todo o esgoto do bairro centro no Córrego Ubatuba que é o Córrego mais importante da cidade de Peruíbe ele é gigante nasce no Bairro Três Marias, ou até depois dele, não sabemos ao certo aonde é a nascente dele, sabemos que ele vem de muito longe quase do começo da cidade de Peruíbe para desaguar no rio Preto que vai em direção ao Mar.

Ocorre que a SABESP está despejando todo o esgoto da estação coletora dentro do Córrego, e isso não é supostamente dizendo, como temos que tudo dizer desta maneira, isso foi flagrante filmado e fotografado, caso não tívéssemos as provas contundentes, aí talvez, utilizaríamos o termo “SUPOSTAMENTE”, neste caso não deixam dúvidas. QUE VERGONHA SABESP.

E saber que essa empresa onera o consumidor com altas taxas de pagamento de água e esgoto se pagamos o esgoto que é o mesmo valor que a água que consumimos, então por que ela nos cobra e joga o esgoto no Córrego? A água, ela está certa em nos cobrar, pois há um consumo, mas e o esgoto????

Como essa empresa pode se arvorar de moralidade para dizer isso aqui ó:

O Programa Onda Limpa é uma das maiores ações de saneamento do Brasil e o maior projeto de recuperação ambiental já implementado no litoral paulista. São mais de 3,5 milhões de pessoas beneficiadas, com investimento total de R$ 1,47 bilhão e a geração de mais de 42 mil empregos diretos e indiretos. O programa conta com financiamento da Japan International Cooperation Agency (Jica).

Seria o caso de notificar a empresa japonesa que está financiando este projeto de como ele está sendo, mal e porcamente, conduzido.

PROJETO ONDA LIMPA, PIADA, SÓ PODE SER!

O BOCA DE RUA recebeu várias denúncias de vários moradores solicitando a nossa presença no local onde a SABESP estava despejando esgoto no córrego UBATUBA a localização é a seguinte Avenida dos Expedicionários esquina com a Rua Papa Pio XII na altura do nº. 490 área central da cidade de Peruíbe, segundo os moradores o odor é insuportável, é uma pena que não temos como gravar, tampouco fotografar o odor fétido que vem do esgoto que está sendo despejado no Córrego Ubatuba na cidade de Peruíbe pela empresa que deveria cuidar realmente do meio ambiente, pois somos severamente onerado com as nossas contas de água e esgoto, para ela própria fazer isso?

Com esse PROJETO ONDA LIMPA que a SABESP junto com o Governo do Estado (TUCANO PSDB) implantaram em todas as cidades da Baixada-Santista é um projeto que não é verdadeiro, é um projeto, como tudo o que os governos fazem, de fachada apenas, esse projeto está causando transtornos aos moradores de todos os Bairros por onde eles estão passando, o Caraguava, moradores desse Bairro cansados de ver o seus comércios tendo prejuízo de grande monta resolveram protestar contra as, INTERMINÁVEIS, obras da SABESP dessa empresa que não respeita o cidadão, ao contrário do que ela diz em sua propaganda enganosa.

Outra agravante que vale salientar é que a empresa que “ganhou” a licitação, gostaríamos de saber como foi feito esse processo licitatório pois são muitos milhões e até bilhões de reais que estão sendo aplicados nesse projeto, para no final acabar nesse desrespeito, nesse crime ambiental e transtornos aos moradores do entorno da Avenida do Expedicionários e dos bairros Caraguava, Vila Erminda, Jardim Veneza e todos os bairros que essa empresa está executando as obras do PROGRAMA ONDA LIMPA, SERÁ MESMO?.

Acessem esse link http://www.ondalimpa.com.br/ e vejam como enganam o povo, como fazem o povo de palhaço.

Fomos conversar com alguns funcionários da SABESP que vieram para ver o problema e disseram que houve um defeito na bomba e por isso ocorreu o vazamento de toneladas de esgoto no Córrego Ubatuba, foram vários caminhões pipas que chegaram e despejaram na caixa coletora e estava com a bomba queimada, segundo os funcionários, e portanto, ocorreu o despejo de esgoto no córrego, disseram que são de Santos, agora fica aqui uma pergunta:

Se pagamos tão alto para utilizarmos o produto dessa empresa que não nos respeita, então por que ela não capacita funcionários do local (Peruíbe) para verificar isso, esses acidentes? Precisa ser acionada equipe de Santos responsável para solucionar o problema mas até ser acionada, ocorrer todo o trâmite de uma OS, e até que seja colocada em operação, demanda de um tempo muito longo para a gravidade do problema que estava acontecendo, momentaneamente resolveram o problema talvez tenham desligado, ou sei lá o que fizeram para estancar o vazamento, mas a comporta ficou entre aberta, então se ocorrer de encher novamente vai ocazionar o vazamento de novo.

Falamos com os funcionários da SABESP que nos disseram que a comporta não seria da alçada deles.

Vejam a ironia dessa empresa:


A VIDA DE QUEM, É TRATADA COM RESPEITO??? Só se for a deles, por que a do povo consumidor e que é a mola propulsora dessa empresa , isso não é mesmo, a matéria aqui postada deixa nítido o DESRESPEITO QUE ESSA EMPRESA TRATA NÓS CIDADÃOS E CONSUMIDORES DE BEM.

POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

14 respostas a “SABESP” Comete Crime Ambiental em Peruíbe, despejando esgoto no Córrego Ubatuba, na área central da cidade.

  1. Marcelo disse:

    Estava para comentar algo sobre o tratamento de esgotos em Peruíbe já há algum tempo. Até porque a balneabilidade das praias da cidade piorou muito, ao contrário do que prometia o Onda Limpa. Em especial na Praia do Centro, junto a foz do Rio Preto, a água anda escura e fétida há muitos meses!

    Me parece que a capacidade de tratamento de esgoto instalada não consegue dar conta dos picos de demanda – talvez sequer da demanda normal da cidade. Muito abaixo da propaganda. Some-se a isso o fato de que existe uma enorme diferença entre a % de esgoto coletado e % de esgoto tratado. O Onda Limpa aumenta a quantidade coletada, quase a 100%, mas não trata boa parte disso. O resultado desta equação (aumento da coleta sem igual aumento do tratamento) é um só: o aumento do esgoto despejado IN NATURA, sem tratamento, nos córregos e rios da cidade. A própria SABESP nos relatórios do Onda Limpa apontam que “o Rio Preto é o principal coletor de esgotos da cidade de Peruíbe”. Tudo isso, é claro, aumentando a poluição do nosso mar.
    E o pior ainda está por vir, pois muitas pessoas, por não ter condições financeiras (a conta é dobrada no valor), ou por usar pouco, ou por desinformação, sequer ligaram seu imóvel a rede de esgotos!

    Veja, ainda, que o problema é regional. Apareceu em plena Praia do Tombo, no Guarujá, que é uma das duas únicas praias do Brasil com a certificação internacional de qualidade da Bandeira Azul, restos de fezes!!! Relatado aqui: http://waves.terra.com.br/surf/noticia/esgoto-desanima-remada/51550

    Em suma, o Onda Limpa é um programa incompleto, pura jogada de marketing!

    • Marcelo, quanto tempo você não aparece, satisfação em revê-lo, isso mesmo recebemos denúncias de moradores dando conta que a SABESP estava despejando toneladas de esgoto no Córrego Ubatuba, ele é o Córrego mais importante de Peruíbe, corta toda cidade, sequer é respeitado, sequer essa empresa RESPEITA o cidadão e contribuinte, é fácil cobrar altas taxas dos contribuintes e jogar tudo dentro do Córrego, assim o lucro é 100% da Empresa, é desanimador, amanhã vou cobrar do diretor do meio ambiente de Peruíbe pois o chamamos no sábado ele foi ao local e viu o esgoto sendo despejado no córrego pela SABESP vamos aguardar que ele tome uma atitude no sentido de punir de maneira severa a Empresa responsável por mais esse crime ambiental que o BOCA DE RUA flagrou e registrou.

      O BOCA DE RUA agradece a visita, você é sempre bem vindo.

  2. Ribeiro disse:

    Em matéria de arrecadação, os governantes são rapidos no gatilho.
    Mesmo quem ainda não ligou a rede de esgoto junto a rede publica, a Sabesp está cobrando na conta de agua o serviço de coleta de esgoto.

  3. Pietro disse:

    Mas no que se transformou Peruibe afinal ?Moro no exterior mas tenho imoveis na referida cidade,estou pensando seriamente em vender tudo e procurar uma cidade mais decente pra investir.

    • Marco A. Cunha disse:

      Se realmente tem imóveis por aqui como afirma, antes de tomar qualquer atitude sugiro que venha ver como está a cidade, ou peça para alguém de sua confiança que o faça. Cuidado com decisões intespestivas baseadas em informações tendenciosas. Se você se basear nas informações contidas neste blog terá a impressão de que Peruíbe é o inferno na Terra. Faça o que lhe sugeri, acredito ser o melhor.

      • Marco A. Cunha disse:

        ops.. “intempestivas”

      • Pois é Marco, é mais fácil jogar as coisas feias embaixo do tapete e mostrar somente os “Boungainvilées I,II, II, IV e V da vida, o lado rico de Peruíbe, as mansões, a realidade dos abastados que se locupletam do dinheiro suado do povo, a realidade dos que são eleitos pelo povo, esta sim é a realidade que você e todos que mamam na teta da cidade querem que seja mostrada.

        Pra começar o BOCA DE RUA não é um blog ele é um site, mas isso é irrelevante diante do que alguns querem que sejam divulgados.

        O que o site BOCA DE RUA mostra são os escândalos que a mídia manipulada não pode mostrar, pois ela está a serviço dos podres poderes, catando as migalhas e lambendo as botas dos coronéis.

        Nem pense que mostraremos isso, deixemos por conta da imprensa “marrom”, que só mostra o que os chefões permitem.

        As redes sociais são imbatíveis, a internet derruba muralhas, os déspotas estão em pânico, o sigilo acabou depois do BOCA DE RUA, Peruíbe não é mais a mesma ele abriu a barriga da cidade e mostrou os intestinos aí a coisa fedeu e está fedendo cada vez mais, minha avozinha dizia que a “M” quanto mais mexe mais fede e está fedendo cada vez que tiramos a sujeira debaixo do tapete.

        Mas é assim mesmo temos que eliminar toda essa sujeira, e como faremos? Limpando bem as casas.

        Não podemos mudar a cara da cidade, pelo menos por enquanto, mas podemos mudar os administradores da cidade.

  4. ANDERSON "SPIDER" SILVA disse:

    Sinto-me sendo roubado pela Sabesp,pois mensalmente vem cobrado na conta de agua ,um valor pelo “tratamento” de esgoto.Se for para continuar a despejar esgoto em nossas praias, deixem então que eu mesmo faço isso,assim como era há até pouco tempo antes de haver rede coletôra de esgotos em meu bairro.
    Passei ao lado deste corrégo,especialmente no ponto da descarga desse esgoto,e o que senti foi um forte odor de merda.E saber que tem pessoas que ainda tomam banho de sol e mar nessas praias de Peruibe.Eu prefiro ainda o chuveirinho no fundo do quintal!!
    Vejamos se a SABESP dirá algo para se defender!

  5. Almirante disse:

    Uma coisa me intrigou. Quando estavam abrindo as ruas para a instalação da rede de esgoto, notei que o diâmetro do encana mento que coleta oesgoto das casas, era de apenas 8(oito polegadas) !!!!

  6. Soares disse:

    Parabéns pela reportagem .Aqui em Rio Grande da Serra a Estatal atua da mesma maneira, é claro coma conivência do poder público aliado á “ignorância”/”desinformação da população”, e joga os esgotos nos córregos da cidade e justifica que esta amparada pelo Decreto Lei.

    • Soares, além dessa empresa agir dessa maneira, (crime ambiental) ainda nos sobrecarrega de altas taxas de esgoto, temos que pagar valores altíssimos para termos água limpa e a própria é a primeira a descumprir a Lei de crimes ambientais e sujar a água.

      Soares o BOCA DE RUA agradece a visita e obrigada pelo elogio.

  7. EDUARDO CERQUEIRA SOARES disse:

    Muito me preocupa essa reportagem do site bocaderua, não sou morador de Peruibe, sou um turista que considera essa cidade maravilhosa, moro em Sorocaba e sempre que possível visito Peruibe, na última visita realizada em 24_02_13 eu e minha família passamos cinco dias na cidade, minha esposa percebeu que o mar estava contaminado e não por coincidência após o banho de mar ela desenvolveu uma forte alergia , essa reportagem é do ano passado porém me parece que a situação está na mesma, é uma vergonha essa SABESP onerar o cidadão e turistas que frequentam Peruibe com esgotos em natura despejados em rios e praias, espantando turistas e indignando os moradores, meu voto de repudio a essa empresa e que o poder publico tome providências.

    • Eduardo, o BOCA DE RUA agradece a visita.

      Os mais prejudicados são os turistas que não sabem o que ocorre em Peruíbe referente a essa Empresa chamada SABESP que teria, no mínimo que cuidar da água pois o valor que cobram de esgoto de todos os moradores para ela própria jogar todo o esgoto no Córrego Ubatuba e em outros Córregos da cidade de Peruíbe, joga em bocas de lobo, enfim, essa empresa é irresponsável, sem contar que o BOCA DE RUA chamou a CETESB ela veio a Peruíbe e deve ter aplicado uma multa violenta nessa empresa assim espero, mas ela não respeitou em nada as reclamações e até disse em ofício que podem ter sido moradores que tenham jogado esgoto dentro do Córrego Ubatuba.

      Eduardo o que mostramos é mais pura verdade, fomos ao local fotografamos, filmamos e enviamos à CETESB, GAEMA IBAMA e todos os órgãos competentes para julgar esses crimes ambientais.

      Por enquanto não recebemos mais reclamações de moradores do entrono de onde ela tem uma estação coletora de esgoto.

      Dificilmente o poder público tomará providências cabíveis, ele é omisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>