Movimento Em Prol Da Imprensa Livre (MOVEPIL).

O que será de um país democrático sem que nele funcione uma imprensa livre?.

UM GOVERNO CORRETO, JAMAIS CHEGARIA A ESSE PONTO DE INTIMIDAR A IMPRENSA LIVRE OU TENTAR DESQUALIFICÁ-LA COM ILAÇÕES DESSA NATUREZA (DR)

A EQUIPE DO BOCA DE RUA CRIOU UM MOVIMENTO EM PROL DA IMPRENSA LIVRE O MOVEPIL.

O que será de um país democrático sem que nele funcione uma imprensa livre?.

Ao longo desses anos muita coisa mudou no Brasil, o país das maravilhas cresceu, se desenvolveu e se destacou em muitas esferas mundiais como a arte, a música e a economia, porém um dos maiores desenvolvimentos nacionais e conseqüentemente internacional foi o LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Para alguns políticos metidos a “ditadores da era moderna”, até parece que o papel da imprensa nos dias atuais não é o de informar a população de todos os acontecimentos que afligem a sociedade, sendo um valioso instrumento de utilidade pública, cumprindo um relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania de cada cidadão através da informação correta e independente, sem aconchego político como vemos em muitos casos em cidades de nossa região na Baixada Santista e em todo o País.

Os mandatários de plantão, praticam toda sorte de pressão para que a imprensa seja comparsa deste (des)governo, não só aceitando seus desmandos, mas, sobretudo, compactuando com eles, parecendo até o período da ditadura militar, com a censura explícita aos meios de comunicação.

Fica aqui, portanto, o repúdio do site BOCA DE RUA a alguns políticos, que parecem ter sido alfabetizados na escola da ditadura militar, seja lá de que Poder, seja lá que força tenham, que partem para as ameaças aos comunicadores independentes e tentam calar a voz do povo com processos e multas milionárias, insuportáveis por qualquer ser humano da Terra. Assim eles tentam calar a boca do BOCA DE RUA, que o nome já diz tudo é a BOCA NA RUA, ouvindo o povo sofrido e calado, tentando de todas as maneiras dar dignidade a toda a população. Se o governo não vai até o povo o BOCA DE RUA vai até ele e escancara os problemas dele, quebrando as correntes do silêncio, E SOLTANDO O GRITO DE LAMENTO PELOS ARES.

Fica aqui o repúdio do BOCA DE RUA a meia dúzia de políticos destas províncias que não representam nada, nem ninguém, a não ser os próprios interesses e agem da truculência quando confrontados, quando são revelados seus mandos e desmandos, que deveria sim ficar embaixo do tapete.

O que mais revolta é ter que chamá-los de autoridades e processando o BOCA DE RUA é a maior manaifestação de abuso de autoridade. Pois, se a Justiça fosse mais ágil e não fossem tantos os subterfúgios, talvez estes políticos estivessem sendo chamados por outros nomes, justamente nas páginas de Diários Oficiais.

Como bem disse o jurista e intelectual de todos os tempos Rui Barbosa:

“ A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxergam os que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça.”

fragmentos retirados do blog RIACHUELO

Ninguém ouviu

Um soluçar de dor

No canto do Brasil

Um lamento triste

Sempre ecoou

Desde que o BOCA DE RUA

Foi processado

E de lá cantou

BOCA DE RUA entoou

Um canto de revolta pelos ares

Onde se refugiou

Fora a luta dos Inconfidentes

Pela quebra das correntes

Nada adiantou

E de guerra em paz

De paz em guerra

Todo o povo dessa terra

Quando pode cantar

Canta de dor

ô, ô, ô, ô, ô, ô

E ecoa noite e dia

É ensurdecedor

Ai, mas que agonia

O canto do trabalhador

Esse canto que devia

Ser um canto de alegria

Soa apenas

Como um soluçar de dor……

NÃO DEIXE O BOCA MORRER

NÃO DEIXE O BOCA ACABAR

O BOCA FOI FEITO PRO POVO

PRO POVO PODER RECLAMAR…..

E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!

Dia 25 de julho de 2012 novamente o BOCA DE RUA terá que enfrentar nos tribunais seis vereadores que o processaram por ele ter dito que esses seis vereadores aprovaram para tirar dois milhões de reais da Saúde, que hoje está fazendo muita falta e quatro milhões da Educação, será o dia da NAFTALINA vereadores com mente retrógrada e com uma política coronelista.

POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

9 respostas a Movimento Em Prol Da Imprensa Livre (MOVEPIL).

  1. Oi ! Meu nome é Nathália Cardoso, trabalho na Fundação Julita (em São Paulo/SP) (mais infos aqui : http://www.fundacaojulita.org.br ) e, representando a administração da ONG, gostaria de pedir-lhes um contato mais direto com a administração. É do nosso interesse conversar com vocês, pois gostaríamos de adotar uma conduta semelhante a que vocês tiveram em relação a uma das pautas… Muito obrigada !

  2. Marco A Cunha disse:

    Imprensa livre é o alicerce de qualquer democracia. Devemos combater toda e qualquer atitude que vá de encontro as ditaduras.
    Imprescindível se faz uma imprensa livre, pois além de ser o pilar da democracia, como já disse antes, é principal vigilante desse regime democrático.
    Como uma vez falou Thomas Jefferson, com sábias palavras: “O preço da democracia é a eterna vigilância”, quem, senão a imprensa livre e sem amarras será o vigilante desse regime.
    Devemos pois, todos, sermos conta todo e qualquer ato que vá de encontro a essa liberdade.
    Pouco importa o tamanho do períódico, todos eles, sem exceção, são os guardiãos dessa democracia.
    O direito de expressão está garantido em nossa carta magna, por que então, certos governantes ficam cerceando os jornais, os ameaçando com processos. Ainda bem , que nosso judiciário vem negando provimento a esses processos, o que nos deixa um pouco mais tranquilio.
    Essa liberdade, a de expressão, é uma das formas mais antigas de se assegurar o poder ao povo, desde os tempos da Grécia antiga, onde os parlatórios foram criados, e o povo tinha a liberdade de se expressar, sendo garantido no Ermáculo, que ninguém seria perseguindo por se expressar.
    Afinal, como consta em nossa constituição, “Todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”, é uma pena que os detentores do poder se esquecem do juramento quando assumem seus cargos.
    Não consigo entender, o porquê, também, certos sites, blogs ou jornais veiculam apen as o que lhe interessa.
    Tomemos como exemplo, este site mesmo, onde apenas opiniões de vão de encontro as suas são publicados. Millôr Fernandes disse uma certa vez: “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”, e espero, sinceramente que esta não seja a opinião deste site.

    • Marco A Cunha disse:

      Retificando a opinião anterior, na revisão:

      guardiões, ao invés de guardiãos

      Na frase: Devemos pois, todos, sermos conta todo e qualquer ato que vá de encontro a essas atitudes.

      Leia-se : Devemos pois, todos, sermos conta todo e qualquer ato que vá de encontro a essa liberdade.

    • Marco, justamente na hora que você estava postando esse comentário a respeito da Imprensa Livre eu, Claudete Andreotti, estava sendo violentamente agredida dentro do escritório BOCA DE RUA em frente a um cliente que nunca havia visto, estava prestando serviços ao cliente de preenchimento de ficha de identificação civil, quando adentrou ao escritório de maneira abrupta e extremamente indelicada, uma senhora aparentando uns 60 anos bem forte alta e gorda essa senhora agrediu com o livro que ganhei do meu amiogo Eder Xavier, ela pegou o livro que estava em cima da minha mesa e o atirou em mim.

      Não entendi o porquê você disse que somente opiniões que vão de encontro às nossas são publicadas, e que publicamos apenas matérias que nos interessam.

      Gostaria de lhe explicar se publicamos matérias que não são de seu agrado, desculpe-nos, mas infelizmente é a atual realidade da nossa cidade, não podemos fechar os olhos para essa realidade e fingir que isso não existe, ou então que ainda que exista não é problema seu, ou então que seria melhor que ficasse sem ninguém ver, é isso Marco?

      Ora isso não vamos fazer nunca, estamos mostrando a realidade feia, mas é a realidade de nossa cidade, se você ficou indignado, ótimo faça alguma coisa, além de ficar só digitando, para o crescimento dessa cidade, pelo menos mostre a triste realidade que é Peruíbe.

  3. fernanda disse:

    E por falar em liberdade de expressão, quero expressar aqui minha total indignação com a falta de vergonha na cara dessa adm. municipal que fez milhares de pessoas de idiotas ao fazer um concurso com quase 500 vagas (educação, saude e adm) e não convocar ninguem, NINGUEM, FOI CONVOCADO ATÉ AGORA. apesar de ja ter sido homologado o concurso no dia 29 de junho, ou seja, está fora do prazo que não permite que os aprovados sejam convocados em periodo eleitoral, este prazo seria com a homologação após 03 de julho, o que não ocorreu, e até agora nada de convocarem os aprovados para ocuparem as 486 vagas informadas nos editais. E olha, que precisa e muito de pessoal pra trabalhar! O pior, é que ninguem da informação alguma na adm. da prefeitura, apenas dizem que é pra ficarmos acompanhando os boletins e tem muita probabilidade de serem convocados só no ano que vem… é muita cara de pau, fazer um concurso agora em julho e chamar os aprovados só no ano que vem, deixa na cara do povo que isso foi feito só pra arrecadar dinheiro nosso para as eleições! É UMA VERGONHA!!!

    • Fernanda é que houve o ingresso de uma representação no MP pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Peruíbe, ele ingressou com a representação e o BOCA DE RUA levou a lista dos que supostamente foram favorecidos pelos pais, tios, irmãos, namorados, sogros e maridos vereadores, secretários e diretores, tudo do alto escalão do governo, todos da nata Peruibense, nós colocamos a lista para ser juntada na Representação do Sindicato, ocorre que ao juntar a lista dos supostamente favorecidos, nós do BOCA DE RUA através do ORLANDO WALTER, solicitamos que não queríamos que fosse anulado o concurso todo, tendo em vista, as pessoas que passaram de maneira correta e honesta, não poderiam pagar pelos erros dos outros, nós só queríamos que fossem impedidos de ingressarem nos cargos aos quais concorreram os filhos, esposas, irmãs, noras e namoradas dos filhos dos vereadores e dos secretários, bem como todos os diretores também, pedimos ao MP que essas pessoas fossem impedidas de assumirem os cargos, por isso que não foi chamado ninguém ainda, pois esse favoritos dos indicadores, se fosse alguém chamado eles seriam os primeiros pois conseguiram ótimas classificações. Como por exemplo tinham 22 vagas o filho do vereador da faxineira passou em 19º lugar, portanto dentro do número de vagas estaria lá dentro.

  4. Sonia disse:

    Concordo com vc, Fernanda, tb estou esperando pela convocação. E ninguem informa nada…é muita falta de respeito!

    • Esse concurso público que houve, soubemos que supostamente, teria sido apenas para efetivar pessoas ligadas ao governo para que eles possam continuar nos órgãos públicos e supostamente seria para arrecadar dinheiro para a campanha, pois esse concurso rendeu muitos milhões de reais e quanto mais dinheiro tiverem tanto melhor, soubemos também que a empresa Ômega disponibilizou………., ( veja bem isso são apenas conjectura, não sabemos até onde isso é verdadeiro, cabe ao MP investigar, disseram, e eu não estou afirmando nada), que a empresa aplicadora do concurso disponibilizou três vagas para cada vereador, secretários, diretores e por aí vai, por isso que teve vereador, como o vereador infiel que a mulher dele passou o filho dele passou e a nora dele passou, aí já preencheram as três vagas, outro também o ex prefeito de Itariri Secretário do município de Peruíbe, a Irmã dele passou, o filho dele passou e a nora dele passou, aí também preencheram as três vagas, o vereador que aposenta as pessoas ele também teve o filho dele e a nora dele que passaram, aí só preencheram duas vagas, pode procurar que vamos achar mais um parente dele, o vereador da faxineira, colocou o filho dele e a nora dele, isso não podemos admitir que aconteça as pessoas que levaram a sério e aceditaram que fosse um concurso sério e que houvesse respeito com o cidadão que estudou, ralou para fazer o concurso se ferrou, pois ao invés dele ser chamado serão os filhos, noras, esposas, irmãs, tias e todos os parentes desses que já estão na administração pública.

  5. maria regina disse:

    Li no BOM que foram convocados alguns aprovados da saude…
    Realmente, seria injusto anular esse concurso, os bons não podem pagar pelos maus. ainda bem que o Boca de rua pensou nisso e não pediu a anulação do concurso. Agora, se não chamarem os aprovados classificados para as vagas oferecidas por causa desses da lista, vai acabar prejudicando os bons que estão junto tb. eu sou uma delas, digo daqueles que honestamente estudaram e passaram numa boa classificação. Estou desempregada há 8 meses preciso muito trabalhar, e até agora não me chamaram devido essa bagunça que a prefeitura fez…tb não é justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>