Estrada do Guarau está sendo palco de vários conflitos, entre igreja católica e os donos das terras onde está a Santa.

No dia de ontem, por volta das 15 horas o BOCA DE RUA recebeu uma ligação de um morador do Guarau, dando conta que havia uma pessoa colocando placas de “PROPRIEDADE PARTICULAR” desde a altura do número 400 daquela estrada, até bem depois das imagens das Santas que existem nesse estrada, essa aqui ó:

Essa Santa foi colocada na gestão Preto, que sofreu um ato de vandalismo assim que a colocaram nesse local, suas mãos e sua cabeça foram decepadas, logo acharam um jeito de mandar fazer outra estátua e colocar no mesmo local, essa que está aí.

Fica aqui a dúvida, se foi mandado fazer outra estátua gigante como essa, pois a primeira sofreu um atentado, então quer dizer que foi feita com o dinheiro público, ou foi feita com o dinheiro que o padre arrecada na igreja???

Quando foi colocada essa estátua nesse local, ele estava sem esse alambrado, porém já era local particular e já estava sendo objeto de uma Ação na 1ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE PERUÍBE (SP) P. 441.01.2006.003471-2/00000-000 CONTROLE nº 774/06 (CÍVEL) Vistos. CLAUDIO DE OLIVEIRA ajuizou a presente AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE CUMULADA com pedido de liminar contra ARMENIO PEREIRA no Fórum da Comarca de Peruíbe sob o número 774/2006 o Autor sendo o senhor Claudio de Oliveira e como Réu o senhor Armênio Pereira, hoje o braço direito da atual prefeita.

O senhor Cláudio de Oliveira, legítimo proprietário das terras desde 1986, perdeu em primeira Instância, pois a Juíza na época, Drª SHEYLA ROMANO DOS SANTOS MOURA, julgou IMPROCEDENTE A AÇÃO, houve o recurso ao Tribunal e lá no Tribunal foi reformada, na íntegra a Sentença, tendo em vista, os Excelentíssimos Desembagadores, por unanimidade deram ganho de causa ao senhor Claudio de Oliveira, findando, portanto, nesse ano de 2009, e agora eles podem colocar placas, cercar e fazer o que bem entender, desde que tudo esteja dentro dos ditames da Lei e eles estão seguindo à risca a Lei, veja o acórdão, na íntegra:



MAIS UM, DENTRE TANTOS ERROS, DESSA ADMINISTRAÇÃO.

O diretor da Defesa Social, montou guarda diturnamente em frente à Santa, para resguardar a estátua, que é de propriedade da Igreja Católica, e sendo da Igreja católica é de propriedade particular, não é patrimônio público, portanto errou o diretor da defesa quando, desde o dia 03 de maio, que está indo uma viatura da Defesa com 04 homens e ficam por lá o dia todo e a noite toda, em regime de revezamento, ora se lá é propriedade particular, a Santa é da Igreja que é particular, também, então o que estaria um funcionário público prestando serviços para particulares? Sendo pagos com o dinheiro público para vigiar patrimônio privado.

A DEFESA SOCIAL EM CARRO PARTICUILAR.

O BOCA DE RUA foi falar com o guarda da Defesa Social, que nos disse que só estava cumprindo ordem, o BOCA entendeu o papel dele e se reservou o direito de não gravar a imagem do funcionário, quando liguei para o diretor da Defesa questionando o porquê dele ter dado a ordem para que os funcionários da Defesa fossem lá manter guarda para um patrimônio particular, e com uma agravante, havia deixado sózinho apenas um guarda em seu veículo particular em um local perigoso, haja vista, ele estava estacionado em uma curva altamente perigosa e olhando para a estátua da Santa, não podia despregar o olho dela, talvez essa tivesse sido a ordem que recebera.

O Diretor da Defesa Social, foi questionado o porquê dele ter tomado essa atitude, pelo que ele disse estar recebendo ameaça de bomba contra a Estátua da Santa, por isso que ele mantém funcionários públicos de plantão, segundo ele, para manter a ordem no local.

Não seria o caso do diretor da Defesa chamar o Esquadrão anti bomba de São Paulo? Acho que sim e não montar guarda com funcionário pago pelo município.

O BOCA DE RUA conversou com um dos legítimos proprietários dessas terras, que, segundo ele disse ter sofrido represália, por parte de membros ligados à igreja católica, estiveram no local, apavorando a senhora mâe desse proprietário que tem mais de 90 anos, ela ficou apavorada, pois, segundo o proprietário, estiveram lá de moto e davam estouro na moto, tentando intimidar a senhorinha e toda a família, cortaram a luz da residência do proprietário das terras e deixaram o fio de alta tensão caído no asfalto e todos os veículos que por alí passavam eram obrigados a passar por cima da fiação que saia faísca, foi quando eles ligaram para 190, a polícia e a Elektro estiveram no local e recolocaram a fiação.

Mas não parou por aí, o proprietário havia acabado de colocar o alambrado em toda a volta do sítio quando foi à noite, em represália, retaliação, foram lá e furtaram uma grande parte da cerca que estava em frente à Santa, que o proprietário teve que gastar novamente para repor o alambrado e colocou um vigia lá em uma barraca dormindo à beira da estrada.

O BOCA DE RUA recebeu nesse dia 04 de maio inúmeras ligações pois as pessoas estavam preocupadas o que estava havendo lá em frente à Santa que havia polícia fardada, então fomos lá para conferir e quando chegamos lá o proprietário das terras disse-nos que tinha acabado de sair uma viatura da Defesa Social com 04 homens, deixando apenas 01 no plantão.

Em conversa com um dos proprietários, ele nos disse que enquanto uma pessoa ligada à igreja católica estava cortando a energia do poste ele estava fotografando e disse que a pessoa nem se intimidou e ainda com insultos dizia: – PODE FOTOGRAFAR, FOTOGRAFA MESMO, VAMOS VER QUEM VAI GANHAR NESSA HISTÓRIA.


O BRASIL É MESMO UM ESTADO LAICO?

Sim! Menos Peruíbe que não está no Brasil.

Quer dizer: Separação Igreja-Estado – laicismo) é um conceito que denota a ausência de envolvimento religioso em assuntos governamentais, bem como ausência de envolvimento do governo nos assuntos religiosos. Mas parece que Peruíbe está à margem do BRASIL, não deve estar localizado no país chamado BRASIL, por que como se explica a IGREJA exercendo uma influência fortíssima no governo? A exemplo da praça da Matriz, ela foi toda reformada ao gosto do PADRE da paróquia.

Alguns membros da igreja, no século XXI, terceiro milênio tiveram atitude dos padres que agiam na data da Santa Inquisição, onde matava-se em nome de Jesus, pois foram lá na propriedade particular e cortaram a luz da residência deles, estouraram a moto e ameaçaram os donos que voltariam para pegá-los, será mesmo que eles vão à igreja e rezam pra Jesus?

Não adianta ir à igreja rezar e fazer tudo errado
Você quer a frente das coisas olhando de lado
O céu que te cobre não cobra a luz da manhã
Desperte pra vida, acredite, a sorte é irmã

Cadê os nossos vereadores que não fazem prevalecer a condição de ESTADO LAICO? Tudo pode acontecer em Peruíbe, diante dos olhos de todos os vereadores e ninguém cumpre com o papel de legislador e fiscalizador.

Como você pode ver agora a Santa ficou atrás do alambrado, pois ela está em terras particulares, como pode terem colocado uma estátua daquele tamanho, sem que a prefeitura tomasse conhecimento? Sim por que o dono esteve lá na prefeitura para saber quem foi o autor de ter colocado a Santa em sua propriedade e todas as pessoas que ele questionou, todas fizeram caras de surpresa, como quem diz: NOSSA AONDE ESTÁ ESSA ESTÁTUA QUE NUNCA VIMOS? Hipocrisia tem limites, mas como para a prefeitura nada tem limite, então eles dão uma que não sabem de nada.

VEJA O VÍDEO QUE O BOCA DE RUA FEZ COM O LEGÍTIMO PROPRIETÁRIO DAQUELAS TERRAS:

VEJA MAIS FOTOS DO LOCAL:

POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

20 respostas a Estrada do Guarau está sendo palco de vários conflitos, entre igreja católica e os donos das terras onde está a Santa.

  1. LUIZ CARLOS DE BERNARDIS JUNIOR disse:

    E A CRUZ NO ALTO DO MORRO (DE QUEM SERÁ A ÁREA)?
    TB VÃO TIRAR ELA?
    SERÁ QUE O DIRETOR EXECUTIVO DA FUNDAÇÃO FLORESTAL SABE DA CRUZ ?
    AGUARDEM O PROXIMO CAPITULO………..

  2. Marta disse:

    Já que a terra é particular e a santa é da igreja, que retirem ela do local e transportem para a igreja , ou na praça da matriz . A santinha merece respeito e os devotos merecem apreciá-la melhor . Como que um devoto vai admirá-la num tempo maior se o local é perigoso e não dá nem para estacionar o carro ? e permanecendo ali é até um incentivo para um acidente grave .Na minha opinião creio que lógo o padre irá buscá-la , protegê-la de vãndalos pois ela ja foi violada no passado e por fim nessa pequena intriga . AMÉM .

    • Marta, é isso que os verdadeiros donos estão reivindicando. Quando eles cercaram, demarcando a área, aí o bicho pegou foram lá e fizeram represália com eles, pessoal da Igreja católica, não é por que se trata de religião e de uma Santa que o padre pode colocá-la em local privado sem a anuência do dono. Não é a Santa em si, contra ela absolutamente nada, mas a atitude do padre da época que teve em colocar a Imagem em local alheio e particular sem pedir licença ao proprietário.

    • Hugo Lopes disse:

      Olá Claudete, recebi seu recado, esqueci meu celular com meu primo mas ele me deu o recado. Infelizmente conflitos sempre existem, mas há inúmeras formas pacíficas de resolvê-los, e nenhuma melhor do que esta que a Marta deu, concordo plenamente com ela, uma forma rápida e fácil de se solucionar este pequeníssimo conflito diante da imensidão de tantos outros. Mas ta certo, esperemos que seja resolvido da melhor forma possível kkkk. Abraços amigos do Boca!

  3. Pietro disse:

    Mas isso tudo nao deveria ser area de preservacao,afinal a serra do Itatins e o cartao postal de Peruibe.Do jeito que esta indo,com todos esses grileiros tomando posse,logo logo o morro vai virar uma favela igual aquelas que se ve la no Rio de Janeiro.

    • Pietro, ao que me consta, esses dois donos não são grileiros e sim legítimos proprietários até já ganharam na justiça, grileiro, supostamente, seriam os primeiros que estavam lá e que foi objeto de uma Ação no Fórum. Nada impede que fiquemos de olho nesses novos donos também, para não depredar a natureza, mais do que já está.

  4. Josiah Marsh disse:

    Visando revigorar e trazer a mobilização da Igreja, clérigos (padres, bispos e arcebispos) lideraram caminhadas, passeatas e concentrações de desagravo à santa.

    • Ninguém está praticando desagravo à Santa, apenas e tão somente estão reivindicando o que é de direito dos legítimos proprietários.

      O Mundo, o Brasil, Peruíbe não são compostos apenas de católicos, existem vários seguimentos religiosos, portanto, quem for evangélico não adota que se coloque a imagem de uma Santa em local visivel ao público, bem como os espíritas da mesma maneira, não vão admitir, os budistas também, e cada um segue a religião que lhe convier, sempre respeitando o seguimento dos outros, isso é Constitucional.

      Artigo 5º Cláusula Pétrea Incisos VI e VIII:

      VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

      VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

  5. ZE DA SILVA disse:

    1º – Se a Santa está aí é pq houve autorização da prefeitura.
    2º- a respeito da praça: a reforma foi elaborada pela prefeitura, sem consulta ao “padre”, e outra o vereador em questão é diácono e não padre. tem coisas q vc tem q se informar primeiro.

  6. cacildo do Guarau disse:

    Santa da estrada do guarau

    Não concordo com a colocação de uma Santa de uma determinada religião na estrada do Gurau,isto da a outras religiões o direito de fazer o mesmo; e na estrada do guarau não pode ter placas de propaganda ou qualquer outro tipo conforme Lei municipal que é ignorada. Quando colocaram a estatua no Governo Preto por volta das 22,30 horas ,vindo de carro com destino ao Guarau , vieram em minha direção varios jovens que ao subirem a pé destino Bairro depararam com um vulto branco ,grande e lembraram da lenda da Mulher de Branco e ao chegar na curva da Sabesp correram .
    O local tem historia, começa com a construção do Telegrafo na Guerra do Paraguai que ligava São Vicente a Cananeia, depois ficou a trilha do imperador Foi terra da Curia de Santos pela lei do império de Terras Devolutas . O trecho foi retificado pelos irmãos Carneiro que antes começava perto do Pau do Indio e terminava onde hoje tem os postes de alta tenção continuando a curva da Sabesp entrava ao lado do portão da casa dos Carneiros que a construiram na década de 40 depois de ganhar por Usocapião e formar a fazenda do Guarau que foi vendida para o Malagoli na decada de 60., e ia até a rua dos Pescadores ( Pousada da Raquel. Morou nesta casa o Homen do Tempo e por fim seu filho que tinha uma radio onde montou um restaurante.
    A Rural colocou no local suas linhas de transmissão para o Guarau e hoje são da Elektro . A sabesp construiu duas caixas D água capitando aguas da cachoeira da Fazenda São Joáo e a Familia que mora nos fundos das caixas são bem antigas.Na decada de 2000 uma Casa de Materiais d Construção dcercou o local e tentou terar a força as pessoas , Estas com a ajuda de uma religião entraram na justiça que resultou com uma ajuda forte no que esta hoje . Quando explodiram a cabeça e as mãos da santa A Associaçáo do Guarau ajudou a restaurar as mãos pelo artesão ALE.
    Conclusão No local deste Litigio Não existe Santo.

    Cacildo do Guarau

    • Somente a Santa, não é mesmo Cacildo?

      Excelente a sua explanação, uma história bem contada e acho que deu mais clareza aos fatos, soube que ali, aonde está a Santa, é Patrimônio Tombado, portanto, da Humanidade, o que deixa claro que é todos nós, do jeito que está lá fica caracterizado ser apenas da igreja católica e quem não for católico, como fica? E quem não for nada, não tiver seguimento algum religioso, como fica? Segundo a Constituição temos que respeitar todas as seitas, doutrinas e religiões, e não esquecer quie o Brasil é um ESTADO LAICO.

  7. jose ferreto disse:

    Fiquei sabendo que deu entrada essa semana um projeto na câmara de desvio de 7 (sete) milhões de varias secretarias e departamentos para a secretaria da saúde para pagar a empresa plural e o pior vão terceirizar o AME igual fizeram com o UPA. e mais essa semana teve algumas pessoas do Ministério da Saúde na cidade pedindo explicações por que a mortalidade infantil aumentou. Procure saber por que essas informações são verdadeiras acredite pergunte para as pessoas certas elas vão te confirmar.

  8. Marcos Negreti disse:

    Era uma vez um tempo em que todas as pessoas acreditavam em deus e a igreja governava. Esse período foi chamado de Idade das Trevas.

  9. Anne J. Combs disse:

    Durante todo o certo, fiéis participaram de missas e orações na igreja, que se tornou um refúgio para os que eram incapazes de ajudar na defesa da cidade.

  10. Durante todo o certo, fiéis participaram de missas e orações na igreja, que se tornou um refúgio para os que eram incapazes de ajudar na defesa da cidade.

  11. Linda disse:

    A santa está num lugar bonito e até protegida pela cerca, a Igreja deveria deixá-la aonde está. Não importa se é propriedade particular ou não, o propósito está sendo cumprido, é a mãe Maria abençoando a todos.

    • Linda vendo o seu lado que deve ser uma pessoa ainda jovem, tudo bem ela está no lugar certo, mas vendo o lado de senhoras de idade já bem avançada, acima de 70 anos, estão tristes por não poderem ir louvar a Santinha, em virtude da imensa subida que esses fiéis já não conseguem subir e tem outra agravante quando vão lá para adorarem a Santinha acendem velas e, por várias vezes o dono das terras teve que levantar à noite par a apagar princípio de incêndio proveniente de velas que são acesas por alguns seguidores, sem contar que turistas que não sabem da existência da Santinha naquele local e quando, ao subir a serra, em sendo um local altamente perigoso, por se tratar de uma curva perigosa, ao ver a imagem se distraem olhando para ela, e chegaram a atropelar um motoqueiro, esse acidente aconteceu com um amigo do dono das terras que acabou tendo que amputar uma das pernas por conta do acidente, que o motorista se distraiu com aquela linda imagem.

      Aonde ele ia colocar, seria o local certo pois estaria em lugar plano, lá próximo da folha da entrada para o Guaraú, o dono das terras ia fazer uma capela de madeira reciclada, tendo em vista, ele ser artesão, mas o padre impetrou uma liminar e o proibiu de retirar a Santinha de lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>