FALTAM 42 DIAS

POR QUE

OS POLÍTICOS

MENTEM TANTO?

A MENTIRA É UM DESVIO DE CONDUTA, UMA PATOLOGIA.

De acordo com o dicionário Howaiss, mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro, não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar, causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar as pessoas, iludir, não revelar; esconder, ocultar.

Tais definições, no entanto, pouco dizem sobre os porquês da mentira. Por isso, vamos apresentar uma definição relacional (que leve em consideração o seu contexto), a partir do conceito de comportamento verbal. Beckert (2004) propõe que mentiras, promessas não cumpridas e omissões podem ser compreendidas quando se investiga a relação entre o comportamento verbal – o que se diz – e o comportamento não-verbal – o que se faz.

Há uma área de pesquisa em psicologia que se chama “correspondência entre o fazer e o dizer”, que investiga as variáveis relacionadas ao que se pode chamar de “dizer a verdade” ou “contar mentira”. Estudos (Paniagua, 1989; Lima, 2004) têm investigado situações geradoras da apresentação de relato coerente (verdade) ou relato incoerente (mentira).

Na mentira, uma pessoa tem consciência de que (sabe que) sua descrição não é coerente com o que fez. Por quê? É quase irresistível dar respostas como “porque ele é um mentiroso” ou “porque ele é um canalha”. Seria interessante entender porque algumas pessoas mentem em alta freqüência (os mentirosos).

COMENTÁRIO DO BOCA DE RUA: O JEITO MULEKE DE GOVERNAR PERUÍBE.

É ISSO QUE O SECRETÁRIO DA SAÚDE E A PREFEITA ESTÃO FAZENDO COM O POVO DE PERUÍBE, FALTANDO COM A VERDADE.

HOJE O BOCA DE RUA RECEBEU MAIS UMA DENÚNCIA DO PRONTO SOCORRO, A MÁQUINA DE RAIO X (VELHA) ESTÁ QUEBRADA, AGORA PAROU DE VEZ, ESTÃO ENCAMINHANDO OS PACIENTES PARA ITARIRI E ITANHAÉM.

E O APARELHO NOVO ESTÁ, AINDA, NO MESMO LOCAL? INOPERANTE? E O MINI AME? CADÊ A INAUGURAÇÃO DAQUELE MINI PRÉDIO LÁ DO PARQUE D’AVILLE?

O BOCA DE RUA NÃO VAI CALAR A BOCA, VAI CONTINUAR COBRANDO, EM NOME DO POVO DE PERUÍBE.

POSTADO POR

CLAUDETE ANDREOTTI

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>