O Código de Ética da Câmara de Peruíbe está na gaveta, inoperante.

Veja você que, no dia 8 de Abril de 2013, o BOCA DE RUA, na pessoa de Claudete Andreotti, protocolou na Câmara esse pedido aqui ó:



Veja que na página 3, parágrafo 4º, a Requerente (Claudete Andreotti) solicita, oportunamente, que seja CRIADA UMA COMISSÃO DE ÉTICA E DISCIPLINA excluindo da referida Comissão, o vereador envolvido na falta de respeito aos presentes nesse dia dessa Sessão na Casa de Leis de Peruíbe, haja vista, a Requerente estava solicitando que houvesse uma COMISSÃO DE ÉTICA para analisar e julgar a conduta rasteira do vereador RICARDO CORREA (PT).

O que motivou tal pedido vindo dessa munícipe foi devido a um evento lamentável ocorrido na Casa de Leis de Peruíbe, em dias anteriores, para ser mais exata, no dia 3 de Abril de 2013 quando um determinado PARLAMENTAR numa atitude “PARA LAMENTAR”, subiu à Tribuna da Câmara de Peruíbe e soltou a verborragia, com total falta de DECORO PARLAMENTAR, isso previsto no Regimento Interno da referida Casa, esse vereador chamou a todos de RESTO o que ensejou o apelido a ele atribuído.

RECORDANDO: O VEREADOR QUE CHAMOU A TODOS DE RESTO:

CONVERSA COM UM ASSESSOR DE UM VEREADOR:

O BOCA DE RUA estava conversando com um assessor de um vereador e ele falou que o presidente da Câmara está numa saia justa por que no dia 8/4/2013 a Claudete Andreotti entrou com um pedido na Câmara para que fosse criada uma Comissão de Ética e Disciplina, com uma ressalva, do vereador do Resto ( Ricardo Correa) PT, não fazer parte da comissão, tendo em vista eu estava pedindo para analisar e julgar o comportamento nada convencional dele.

Segundo o assessor, esse vereador é muito amiguinho de um parlamentar e os dois não querem que seja criada essa comissão, tampouco, que houvesse o Código de Ética, que foi aprovado, em uma audiência pública que somente eu Claudete Andreotti, de munícipe compareci, foi lido todinho e ao final eu falei, que seja obedecido à risca esse Código de Ética e constou em Ata.

Veja o BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO (BOM) do dia 30 de Abril de 2013 a partir da página 9 até a página 11, está publicado, na íntegra, o CÓDIGO DE ÉTICA.

http://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/cns_gerenciador_boletim_oficial/cns_gerenciador_boletim_oficial_doc.php?script_case_init=848&script_case_session=8986272b5982611da777da9b2bf3ada2&nm_cod_doc=0&nm_nome_doc=BOM_526_.pdf&nm_cod_apl=cns_gerenciador_boletim_oficial

Sabe onde está o Código de Ética??? Aqui ó:

Na gaveta, eu vou reiterar, segunda-feira (29/7/2013), o pedido que se forme uma Comissão de Ética e vou perguntar novamente se não temos vereador Ético, como eu fiz a pergunta, no dia 12 de Julho de 2013, ao Wonner, que me respondeu apenas com um sorriso amarelo, tendo em vista até o fechamento dessa matéria não havia sido criada, ainda, uma Comissão de Ética e Disciplina na Câmara Municipal de Peruíbe.

O assessor disse que nenhum vereador, principalmente os da mesa e, supostamente a vereadora esses não querem o Código, nem a comissão de Ética.

SUGESTÃO DO BOCA DE RUA.

O BOCA DE RUA sugere o seguinte: Poderiam escolher, no seio da sociedade, pessoas que quisessem compor a COMISSÃO DE ÉTICA, não foi o povo que elegeu esses VEREADORES? Nada mais correto que ser o povo a Julgar as atitudes desses “HOMENS DA LEI ELEITOS PELO POVO.” Que tal seguir o exemplo do poder Judiciário, que os jurados, para julgar crimes de grande potencial, são cidadãos comuns? PENSEM NISSO!!!

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:

POR QUE ESSES VEREADORES NÃO QUEREM UMA COMISSÃO DE ÉTICA NA CÂMARA?

Dois lugares que não podem deixar de ter esse maravilhoso Código de Ética, são os seguintes:

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) E CÂMARA MUNICIPAL DE PERUÍBE.

É condição sine qua non que haja esse Código na Casa de Leis e quem oferecer resistência à presença desse Código é por que tem certeza que está tendo atitudes incompatíveis com o DECORO PARLAMENTAR.

Vamos levar o povo mais a sério, vamos deixar de falar tantas bobagens, tais como “RESTO, BILAU” “VÁ….PRA AQUELE LUGAR” etc. Que lugar é esse vereadora? Vamos focar nos problemas que afligem o povo, afligem a Saúde. A Câmara Municipal de Peruíbe virou um circo onde todos falam o que bem entendem, usam uma linguagem do cotidiano, como se tivessem conversando, numa rodinha de amigos, em um Happy Hour.

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA COMISSÃO DE ÉTICA QUE FUNCIONE.

POR CAUSA DISSO AQUI Ó: ESSAS FALAS.

Nem de longe esses EDIS utilizam a linguagem de acordo com o local que se encontram e o cargo que ocupam, se formos utilizar de linguagem do cotidiano vira um pseudo pasto, atentem para as falas dos PARLAMENTARES são “PARA LAMENTAR.”

FALAS DO VEREADOR IVO.

…………….“E muitas das vezes a gente ficamos” até meio desacreditado……,e pedimos para que seja “limpo” a caixa d’água do Álvaro o pombo é uma praga eu digo por que tinha muito pombo na minha casa, no jardim Brasil, tinha mais de vinte “pombo” na minha casa e eu tive que montar campana e a noite eu matei todos eles.(SIC)

…………….”É preciso ver com bons olhos” por que se nós não vermos com “bons olhos” essa casa vai ficar como sendo que não está fazendo nada e nós estamos trabalhando sim………(SIC)

Será que nunca mais apareceu nenhum pombo na casa desse vereador, pois a notícia de extermínio desse vereador, correu como rastilho de pólvora entre os pombos sobreviventes???

A REVOLTA DO POMBO COM OS POLÍTICOS.

O que esse vereador fez? A atitude que ele tomou, foi extremamente ilegal e radical, pois em sendo crime matar qualquer tipo de ave e pombo é ave, ele sendo um legislador, poderia ter adotado métodos ecológicos para afugentar essas aves, tais como CD que reflete uma luminosidade e isso eles têm medo, ou fazer espantalhos de retalho de tecidos e colocá-los no quintal da casa, ou até mesmo, se for em local pequeno, colocar barbantes ou qualquer outra coisa que os afugentem sem ter que exterminá-los, ou até mesmo entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que eles terão, por obrigação e dever, de apresentar soluções para esses casos.

O próprio homem é o maior responsável desse desequilíbrio que está a Natureza, cortem as árvores e acabam os insetos, as aves que residiam nessas árvores buscam alimentos dentro das nossas casas, matem as aves e teremos milhares de insetos, tudo depende de equilíbrio na natureza.

Sim é ilegal matar aves!

Pombos são aves nativas e a lei de proteção ambiental caracteriza como crime sujeito a detenção o abate e o cativeiro de aves originárias do Brasil.

Lembrando que você pode ser enquadrado por crime ambiental. Deixe o trabalho de controle de zoonoses a cargo de sua administração municipal.

Um homem foi autuado e recebeu uma multa de R$ 1 mil porque matou um pombo a paulada, esse vereador seria, no caso, autuado em 20 mil reais pois segundo ele matou 20 pombos.

Lei 13.908, de 19 de dezembro de 2011 e a Lei Federal 9.605/98

A FALTA DE ÉTICA AO CÓDIGO DE ÉTICA.

Veja você que o BOCA DE RUA fez uma operação pente fino, garimpou todos os BOLETINS OFICIAIS DO MUNICÍPIO (BOM) desde 10 de Maio de 2013 até o último que foi em 27 de Julho de 2013, em nenhum BOM veiculou o que está escrito nesses Artigos do Código de Ética, veja os artigos que estão em evidência em amarelo:

OS ARTIGOS:


Como pode ver foi chamada Audiência Pública para o dia 13 de Maio de 2013 e parou aí, o pobre do código de Ética foi, definitivamente, para a GAVETA, por que será que os vereadores têm tanto medo do tal Código de Ética? Ele não é o Código Da Vinci e sim Da Ética dos parlamentares.

ENGANANDO O POVO:

Vejam que foi convocada a Audiência Pública para o dia 13 de Maio de 2013, primeira sessão que precedeu a publicação do Código de Ética que foi publicado no BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO (BOM) do dia 30 de Abril de 2013, mas a convocação só foi teoricamente, como descreve o artigo Art. 36. Excepcionalmente neste ano de 2013, a constituição da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar será realizada na primeira sessão ordinária após a publicação desta Resolução, com observância dos preceitos estabelecidos no artigo 25 deste Código.

O BOCA DE RUA verificou em todos os Boletins do município desde o mês de Maio que foi o mês após a publicação no BOM do Projeto de Resolução 8/2013 e não foi cumprida a determinação, isso é ANTI ÉTICO tratar o Código de Ética sem a menor Ética, a falha começa aí.

POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>