“RUÍNAS DO ABAREBEBÊ, EM PERUÍBE, PEDE SOCORRO.”

Em Dezembro de 2010, mais precisamente no dia de Natal, o BOCA DE RUA saiu aqui, nessa que outrora era uma linda cidade, mas que agora está esculhambada, maltratada, derrubada, abandonada e arrebentada, o BOCA foi fazer um tur em Peruíbe, foi à RUÍNAS DO ABAREBEBÊ e viu, com muita tristeza, abandono geral nesse que é o maior patrimônio Histórico do nosso País, temos essa relíquia esse tesouro para estar totalmente abandonado.

Caso queiram rever a matéria é só entrar no arquivo do BOCA no mês de Dezembro de 2010, nesse link aqui ó: TURISMO EM PERUÍBE, É UMA VERGONHA!
http://bocaderua.com.br/?p=2530, o BOCA DE RUA entrou em contato com a TV Tribuna e o Conselho – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – Secretaria de Estado da Cultura, veja a seguir:

Célula de Apoio Administrativo do Conselho – CAAC
Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico
Secretaria de Estado da Cultura
Para:
cc:
Assunto: RUÍNAS DO ABAREBEBE

Texto da Mensagem

Com respaldo no que diz a Lei 10.247/68 que solicito deste órgão a imperiosa necessidade de enviar uma fiscalização a Peruíbe/SP para tomar ciência do abandono das Ruínas do Abarebebê.

RUÍNAS DO ABAREBEBÊ EM PERUÍBE, este local é um marco histórico da história do Brasil e está abandonado, os portões enferrujados, à mercê dos vândalos pois a prefeita não dá a mínima para preservar e divulgar o local como estabelece a Lei 10.247, de 22.10.1968, segue algumas fotos do local tiradas hoje dia 25 de Dezembro de 2010.

Começa pela Placa que ilustra o local totalmente deteriorada, os portões estão que é só ferrugem, está em total abandono, até as luzes dos holofotes ficam acesas à noite e durante todo o dia, pois não há ninguém para fiscalizar isso.

Penso que a prefeita deve ser chamada à responsabilidade, e ser punida por desobediência à lei supracitada.

CLAUDETE ANDREOTTI

Como essa administração atual está acima de qualquer Lei e acima do bem e do mal, não deu a menor importância para a advertência recebida do Conselho, veja a resposta que o Conselho nos enviou:

—– Original Message —–
From: conselhocondephaat@sp.gov.br
To: Claudete
Sent: Monday, January 03, 2011 4:31 PM
Subject: Re: RUÍNAS DO ABAREBEBE

Prezada Senhora,

Acusamos o recebimento da mensagem encaminhada por Vossa Senhoria, referente às Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe. Informamos, ainda, que a mesma segue para o Grupo Técnico desta Unidade para ciência e providências cabíveis.

Sendo o que se apresenta no momento, parabenizamos Vossa Senhoria pela sensibilidade e apreço com relação ao patrimônio local.

Célula de Apoio Administrativo do Conselho – CAAC
Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico
Secretaria de Estado da Cultura

Não devem ter dado a mínima importância, pois hoje voltamos aos locais, ou seja, RUÍNAS DO ABAREBEBÊ E O MIRANTE DA TORRE e vejam só como está, ou seja, não mudou nada de Dezembro de 2010 até Junho de 2011.

Chegamos lá por volta de 14 horas, aproximadamente, hoje domingo dia 19 de Junho de 2011 e encontramos em pleno domingo dessa maneira, fechada novamente, veja:

Verificamos o horário de funcionamento através da placa que ilustrava o aviso e deixa claro que as visitas poderão ser feitas até às 17 horas, veja a placa:

Ora vejam só, se hoje é domingo, e chegamos lá por volta de 14 horas , então só nos resta acreditar que estamos diante de um aviso falso, enganoso.

Quando o BOCA DE RUA fez a denúncia ao Conselho competente que cuida de Patrimônio Histórico, o BOCA achou que ia surtir efeito satisfatório vindo da Rainha e do Diretor de Turismo, mas nada disso aconteceu e continua do mesmo jeito ABANDONADO um tesouro que temos e que o governo e o diretor de turismo não dão o menor valor, se esse tesouro estivesse em uma cidade que o poder público fosse sério, competente e adulto, o mesmo não estaria desse jeito largadão, jogado às traças, às ratazanas e a toda sorte de maus tratos.

É um crime sem precedentes permitir que essa relíquia fique do jeito que está, esse local data de 1530 época do Descobrimento do Brasil, esse aldeamento era um ponto de parada dos jesuítas que partiam de São Vicente em direção ao sul.

Que mania que os governos desgovernados têm de não fazer manutenção em todos os patrimônios públicos, deixados pelos antigos governos, a cor característica do saudoso prefeito Jose Roberto Preto era o verde veja que ele fez manutenção e até preservou esse patrimônio durante sua estada na prefeitura, mas infelizmente ele faleceu antes de terminar seu mandato e aí a coisa degringolou, como está agora, por que esse governo não manteve o que ele deixou bem administrado?

Será que eles não sabem que tudo isso é dinheiro do povo que está sendo desperdiçado? Se um governo começa uma obra e o outro governo não termina ou então não faz manutenção ela se deteriora e essa deteriorização é o nosso dinheiro que está sendo jogado fora.

E foi assim que encontramos as RUÍNAS DO ABAREBEBÊ, fechada e abandonada

Saindo das RUÍNAS fomos ao MIRANTE DA TORRE pois em 30/05/2011 veiculou no BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO (BOM) essa matéria aqui ó:

Ao lermos a matéria no BOM fomos ao local para vermos a veracidade da matéria.

Como o BOCA DE RUA pode parabenizar o poder público se ele emite uma propaganda enganosa no Jornal oficial?

Leia a matéria e veja o local como está.

A única coisa que mudou foi a cor da tinta de marron avermelhado que estava antes, para a cor tradicional do GB azul e branco, agora quando entrar outro prefeito, muda novamente a cor e dá-lhe desperdício do dinheiro público.

Já estamos até vendo o que ela vai mandar publicar no jornal oficial do município, dizendo que está no BOM o porquê do Museu estar novamente fechado, é Rainha, o turista não sabe que existe o BOM entendeu?

Deveriam ter colocado placas de anúncio do porquê está fechado que é para reforma, mas não havia nada alusivo a isso, em respeito ao Turista que sai de Sampa e vem passear em Peruíbe e aqui ele não encontra nenhum aviso de nada, e as RUÍNAS, por que ela estava fechada também?

Vejam só como está este lugar que tem tudo para ser um ponto turístico da cidade, poderiam colocar lanchonetes, sem explorar o comerciante e o turista, é claro! Teriam lanchonetes, restaurantes com comidas típicas da região, poderiam colocar um teleférico, a exemplo de Poços de Caldas que tem um restaurante lá em cima do morro com uma vista cinematográfica, igual aqui, aqui ainda é mais lindo que lá pois temos o mar que avistamos da torre, tudo isso poderia ser explorado, isso sim seria turismo, não rodeio, vaquejada e outras aberrações que o diretor de turismo coloca aqui, dizendo ser atração turística.

Por onde passávamos vimos mato, só mato por todos os lados

Abandono total, lugar horrível de ir passar final de semana muito mal cheiro.

Realmente esse GOVERNO é DESGOVERNADO.

POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

23 respostas a “RUÍNAS DO ABAREBEBÊ, EM PERUÍBE, PEDE SOCORRO.”

  1. ADRIANA ROCHA disse:

    Olá a todos, minha mãe é professora de história em São Paulo, onde moramos e desde criança que vou a Peruíbe passar férias, temos casa aí nessa cidade que eu amo de paixão, aprendi a gostar de Peruíbe com a minha mãe.
    Ela sempre me disse da importância desse local “RUÍNAS DO ABAREBEBÊ” antes, em alguns governos esse local esteve aberto à visitação e sempre que íamos a Peruíbe minha mãe me levava para passear nas Ruínas.
    Hoje vejo com muita tristeza e até chorei ao ler a matéria que esse maravilhoso site enviou para nós os internautas.
    Dizem que é um prefeito, outros já dizem que é uma prefeita (filha) nossa uma bagunça total que virou Peruíbe, seja lá quem for que esteja a frente do governo dessa cidade merece ser severamente punido por não dar a devida importância a um patrimônio desses, isso é o que há de mais valioso em termos de história pois trata-se de quando foi descoberto o Brasil, poucas coisas existem e resistiram às intempéries do tempo, então o que temos tem que, no mínimo, ser preservado e divulgado a todo mundo.
    É isso que dá, eleger administradores com nenhuma formação cultural, não ter bagagem cultural é assim mesmo, não liga à mínima para investir nesse setor, hoje em dia tão propagado mas que infelizmente ainda está muito maltratado, a exemplo desse valioso PATRIMÔNIO HISTÓRICO, onde tudo começou.
    Prabéns ao site por divulgar o que o povo nunca saberia, não fosse a garra que tem esse site.
    O BOCA DE RUA não pode nunca acabar.

    • Adriana , a Equipe do BOCA DE RUA agradece a visita e o elogio, obrigada por valorizar o nosso trabalho, fomos no dia 25 de Dezembro de 2010 a esse local e ficamos indignados ao ver um patrimônio como esse totalmente abandonado, jogado às traças fotografamos tudo e enviamos ao Conselho que cuida de Patrimônio Tombado, pelo que nos disseram que iriam tomar medidas cabíveis, aguardamos para ver se surtiria efeito satisfatório vindo do governo municipal, voltamos após seis meses que foi agora, no dia 19 de Junho de 2011 conforme está no site, e encontramos da mesma forma, ou seja, ABANDONADO, tudo enferrujado, não aconteceu nada para reverter o quadro de abandono e deterioração, novamente entramos em contato com o Conselho dizendo que nada mudou e agora entramos em contato com a Imprensa escrita, haja vista da outra vez foi acionada a TV Tribuna que veio fez a matéria, também não obtivemos êxito na cobrança, tendo em vista, esse governo não obedecer as leis.

      Adriana, continue prestigiando o site BOCA DE RUA divulgue a todos os seus contatos, amigos, vizinhos e parentes estão mesmo, a qualquer custo querendo CALAR a boca do BOCA, e isso não podemos permitir.

  2. maria anesia dos santos disse:

    Gente estou aborrecida com a prefeitura de peruibe, tenho uma construção que esta coberta por mato peço a mais ou menos 9 meses para a prefeitura limpar a rua e a mesma me trata com descaso, pago meus impostos em dia no entanto estou sem iluminação porque a rua só tem a placa com o nome mas a mesma não existe, e não tem a quem se queixar , pensei que peruibe seria uma cidade maravilhosa e com boa administração no entanto estou assustada!!!!!!!!.

    • Anesia, o BOCA DE RUA agradece a visita e o comentário, já anotamos seu endereço iremos ao local fotografar e colocaremos a sua rua no BOCA DE RUA, afinal o BOCA respeita o cidadão, a nossa parte nós fazemos caberá ao poder público fazer a dele, nós mostramos os problemas e ele terá que resolver, rindo ou chorando, não importa como, depois o puxa-saco de plantão, que fica sentado ao lado da rainha cobra o BOCA por que ele não elogia a realeza, como podemos elogiar se não fazem nada para merecer isso? Teorias? O povo já não agüenta mais, só blá blá blá, só conversa mole pra boi dormir, as atitudes contradizem as falas dos reis.

      Estamos aguardando uma visita sua aqui no escritório do BOCA DE RUA.

  3. Luciana disse:

    PRECISAMOS SER FRANCOS, SEM EDUCAÇÃO ESTE PAIS JAMAIS IRÁ CONSEGUIR SAIR DA LAMA NA QUAL ESTA AFUNDANDO. AS RUINAS DO ABAREBEBE É UMA QUESTÃO HISTORICA. A POPULAÇÃO ESTA MAIS PREOCUPADA COM SOLUÇÕES IMEDIATISTAS, FRUTO DA EDUCAÇÃO PARLAMENTARISTA, UTILIZADAS PELOS NOSSOS GOVERNANTES. SABE PORQUE? A MENTE HUMANA ESTA VOLTADA PARA O MATERIALISMO O IMEDIATISMO. NINGUEM ESTA PREOCUPADO COM O QUE É IMATERIAL COM A ANCESTRALIDADE. UM FATO HORRIVEL, PORQUE SÓ ESTAMOS AQUI HOJE É DEVIDO AOS NOSSOS ANCESTRAIS, QUE CONSTRUIRAM NO CASO AS RUINAS DO ABAREBEBE, O MAIS IMPORTANTE NÃO É A CONSTRUÇÃO EM SI MAIS O SIGNIFICADO E IMPORTANCIA QUE TIVERAM PARA NOSSOS ANCESTRAIS. AGORA É RUINAS DO ABAREBEBE SIM, POIS A FALTA DE CONSCIENCIA DOS GOVERNANTES INFLUENCIA A AÇÃO E O PENSAMENTO POPULAR OU ELEITOREIRO. “UM PAÍS SEM MEMORIA NÃO É APENAS UM PAÍS SEM PASSADO. È UM PAÍS SEM FUTURO.” …

  4. Luciana disse:

    Bom Dia!

    Claudete utilize mais o facebook, divulgo seu site para meus amigos.
    E o que esta acontecendo vi ontem uma reportagem do jornal ” O REPORTER” que absurdo travestis se vendendo na avenida da praia?
    Depois nos falamos, se estiver hoje ai a tarde passarei pelas 17:30.

    Beijos
    Sucesso!
    Se precisar estou aqui.
    Todos unidos!
    Luciola da Paz

  5. Luciana disse:

    EU SÓ QUERIA SABER O QUE A COMISSÃO DO CONDEPHAT IRÁ ACHAR OU ENTENDER EM RELAÇÃO AO DESCASO DA RUINAS DO ABAREBEBE, E QUAL A DESCULPA ESFARRAPADA DOS GOVENANTES OU DESGOVERNADOS DE PERUIBE.
    PERUIBE NÃO TEM MAIS AQUELA BELEZA VARONIL, NÃO É MAIS ORGULHO E GRANDEZA DO BRASIL, POIS OS POLITICOS DA CIDADE JA TRATARAM DE DETURPAR ESTA GRANDEZA E BELEZA VARONIL.
    A MURALHA DO GIGANTE DEVE SER O PREFEITO, QUER DIZER A PREFEITA DE PERUIBE.
    IMPONENTE E MAJESTOSO ITATINS? CARAMBA NEM LEMBRAVA MAIS COM TANTAS FALCATRUAS.
    O CÉU NÃO É MAIS LIMPIDO E AZUL NÃO! AS COISAS AQUI ESTÃO ESCURAS, NEGRAS, NAS TREVAS.
    AS ESTRELAS SÃO OS POLITICOS QUE QUEREM SE APARECER DE NORTE A SUL, LOGICO!
    BERÇO DE HERÓICOS E BRAVOS BANDEIRANTES? IMAGINE COM TAL DESCASO COM AS RUINAS DO ABAREBEBE?
    HISTÓRIA LENDARIA DO PASSADO? VIROU UMA LENDA SIM.
    O NOME EM GLORIAS MIL? IMAGINA NÃO SABEMOS ONDE NOS ESCONDER DE TANTA VERGONHA, POIS, AS GLORIAS MIL ESTA SENDO PERPETUADA PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO!
    O CORAÇÃO GRANDIOSO DO BRASIL É FORMADO POR CIDADÃOS COM MEMORIA CURTA. POR ISSO ESTAMOS COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU.

    • Luciana, o BOCA DE RUA agradece os comentários e a visita, é isso mesmo o que dá termos governos sem o menor desenvolvimento cultural, já está provado que pessoas com visão negativa da História não têm o menor interesse em divulgar e preservar os patrimônios Históricos, talvez nem saibam o peso do valor que tem as Ruínas do Abarebebê, se soubessem, ou tivesse noção não deixariam jogado, largado às traças, à mercê das ratazanas, que vários livros, que lá exisitam, tiveram de ser incinerados tendo em vista estarem contaminados com a urina do rato, para você ver a dimensão do desleixo do poder público.

  6. Ana disse:

    Por falar em preservação de peças de inestimável valor histórico, por onde anda a Pia Batismal, relíquia de mais de 45o anos, utilizada pelo Padre Leonardo Nunes para e realizar os primeiros batizados logo após o descobrimento do Brasil?

    • Ana, o BOCA DE RUA agradece a visita, a pia batismal era para estar aqui em Peruíbe, se tivéssemos governos sérios, na época do Preto parece que ele conseguiu trazê-la de volta, ela estava no Museu do Ipiranga, mas por motivos óbvios de falta de cultura e interesse em preservar e divulgar como atração turistíca, ela voltou para o Museu lá em Sampa.

      Aí eu pergunto por que não ter o devido interesse em preservar o maior tesouro que possuímos era para aquele local estar sendo vigiado diuturnamente se tivéesemos governos sérios e competentes, o Ruínas não é qualquer ruínas é o maior MARCO da história do BRASIL, infelizmente temos um diretor de turismo que não dá o devido valor.

      O BOCA está tentando com o CONDEPHAAT para ver se reverte essa situação ele ficou de tomar medidas cabíveis contra esse desrespeito com um patrimônio desses mas até agora não obtivemos um retorno satisfatório, não vamos parar de cobrar as autoridades que preserve o único patrimônio que nos resta .

  7. Este boca de rua não fala a verdade, outro dia eu vi vocês se retratando com alguns vereadores!!! – afinal de que lado vocês estão, da Onira ou do André?

    • Braulio, o BOCA DE RUA agradece a visita.

      O senhor pergunta de que lado estamos, se do Vereador André de Paula ou da Onira

      Respondemos:

      Estamos do lado dos vereadores que estão fechados com povo. E por incrível que pareça somente esses dois que estão se manifestando, de maneira notória, a preocupação com os problemas do povo, e estão na luta para que haja uma solução, muito embora, sejam a minoria dentro de uma Câmara com a maioria situação, a maioria fechada com o governo, então é com a minoria, ou seja com o André de Paula e a Onira, que estamos também.

      Você diz que o BOCA DE RUA não fala a verdade, mais uma vez pedimos, encarecidamente, mostre-nos o link que esteja falando mentira e o retiraremos do AR, o vídeo da prefeitura é que é verdadeiro?

      Lá você só ouve que a saúde está ótima, o que na realidade, na verdade, a saúde está mais que precária, péssima…….. tanto no espaço físico como no atendimento sem generalizar é óbvio, quando o BOCA reproduziu aquela “NOTA DE ESCLARECIMENTO” foi, única e exclusivamante, para tirar toda e qualquer imagem que pudesse deixar transparecer que todos os profissionais são ruins, vale ressaltar que apenas alguns profissionais agem em discordância do que manda a Ética na Medicina, há exceções, como em todos os setores.

      Quais foram os vereadores que nos reportamos retratação? Poderia nos dizer?

      O BOCA DE RUA é humilde o suficiente, para que se, por ventura, ele magoar alguém, de maneira indevida, ou até mesmo sem ter a menor intenção, é claro, ele terá a humildade de pedir-lhe desculpas, e até perdão se for o caso, isso não irá nos constranger, em hipótese alguma, ao contrário, irá nos enaltecer, pois o pedido de desculpas, retratação e perdão é uma virtude inerente a todo cidadão de boa índole, portanto como todos estamos sujeitos a erros, se errarmos, seremos humilde o suficiente para pedir desculpas e jamais incorrer no mesmo erro.

  8. Senhor verdadeiro peruibense, o BOCA DE RUA agradece a visita.

    Em primeiro lugar queremos dizer que não iremos aprovar o seu comentário pois quem se identifica como “verdadeiro peruibense”, está no anonimato, e comentários no anonimato não publicamos, sabemos quem é você, você é aquela pessoa que já desligamos da “TOMADA” mas você insiste em vir neste espaço que não condiz com o seus pensamentos e maneira de ver as coisas pois é um dos que mama na TETA DA CIDADE.

    O senhor se refere especificamente à Claudete ela ficou indignada, e quer saber de onde o senhor tirou a idéia que ela veio de Ourinhos? Ela veio de Sampa, nunca residiu em Ourinhos e sim em Presidente Prudente que foi aonde ela nasceu, quem veio de Ourinhos foi o marketeiro que o GB (REI) contratou para fazer a campanha eleitoreira dele QUE DEU A VITÓRIA PARA ELE MAS QUEM ENTROU FOI A FILHA.

    Se levantar em Peruíbe? Peruíbe cidade falida, cidade que os moradores vivem em total situação de penúria e subnutrição, até o slogan dessa cidade é decadente, é o seguinte: “QUER CONSEGUIR UMA PEQUENA FORTUNA EM PERUÍBE, TRAGA UMA GRANDE FORTUNA.” Não tem um incentivo pelo poder público de melhorar o aspecto do desemprego que assola a cidade.

    Aonde o senhor viu “PEDIDOS DE DESCULPAS NO BOCA?” tem uma grande diferença ” ESCLARECIMENTOS E DESCULPAS”.

    Mas de uma coisa temos absoluta certeza, quem vem com xingamentos e agressões é sinal que está sendo atingindo direta ou indiretamente, aponte um link que o BOCA disse mentira e retiramos do AR O LINK agora o senhor já viu o VÍDEO que a prefeitura colocou no site dela? Aquilo sim é mentiroso, aquilo sim não diz a verdade.

    Isso mesmo continue entrando no BOCA DE RUA ainda que seja para xingar a Equipe, isso só contribui para crescer mais e mais o número de acessos e é isso que o BOCA precisa, muitos acessos rsrsrsrsrsrs.

  9. Rafael disse:

    Boa noite,
    Estive em Peruíbe neste final-de-semana e pude constatar o real abandono das ruínas. Um lugar belíssimo, não só no ponto de vista histórico, mas pela vista que proporciona. Cheguei a conhece-lo quando ainda não havia grades, quando a cidade era pequena e charmosa. Quando na praça central, em frente a antiga igreja, havia árvores frondosas, com boas sombras, para que as pessoas tivessem um abrigo ao sol. Que pena que o tempo passa tão depressa!!! Houve uma época, anterior a administração do saudoso prefeito José Preto, na qual o “sítio arqueológico” estava sob os cuidados da USP. Eu, como me manda o dever (sou estudante de História), mandei vários emails para a prefeitura, inclusive tentei, por várias vezes, contactar em São Paulo os responsáveis pela administração, na própria universidade, das ruínas, sem sucesso. Realmente é uma vergonha, puro descaso!!! Enquanto na vizinha Itanhaém, ainda que “mais ou menos”, temos a maioria do conjunto arquitetônico colonial preservado, aqui, numa cidade que vive do turismo, e por isso mesmo deveria preocupar-se com isso, nada temos. Claro que as ruínas são o carro chefe das reclamações, mas se formos falar de todas as barbaridades que vem acontecendo e que vem pouco a pouco “mutilando” nossa querida Peruíbe, é assunto para muito tempo. Parabéns ao Boca pela preocupação, e que isso seja muito divulgado, para que pelo barulho seja tomada alguma providência.

    • Rafael, o BOCA DE RUA agradece a visita.

      Só mesmo pessoas sensíveis e de cultura avançada para valorizar o que temos de mais valioso que é um patrimônio como o RUÍNAS data de 1530, isso mesmo 30 anos após o descobrimento do Brasil, é a História do povo brasileiro que está ali sendo depredada, totalmente abandonada, o desleixo do poder público é qualquer coisa revoltante, aliás, até parece que essa, atual, administração veio só mesmo para arrebentar com a cidade, cortar as nossas árvores e fazer obras faraônicas e desnecessárias.

      O BOCA entrou em contato com a Célula de Apoio Administrativo do Conselho – CAAC Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico Secretaria de Estado da Cultura, mas parece que não tiveram interesse em cobrar do poder público uma conservação do local, que, no nosso entendimento, tem que ser o mais preservado possível.

      Pasme você, que depois que o BOCA divulgou o estado de abandono, no dia de Natal de 2010, em Março de 2011 acharam , por bem, abrir ao público, o BOCA esteve lá para conferir como estavam sendo as visitações, e eis que deparou com um quadro deplorável e lamentável vários livros, quem sabe de que época, estavam sendo retirado de uma casa que tem dentro do sítio RUÍNAS para serem incinerados, devido que estavam contaminados com urina de rato, vai saber que livros eram esses se não havia livros de relatos da época escritos, talvez até em papel pergaminho e com pena, ao invés de caneta, isso tudo caso tenha perdido nunca mais saberemos o que houve nessa época, o poder público deveria ser severamente punido por não preservar um patrimônio histórico de tamanha magnitude.

  10. Rafael disse:

    Fico feliz pelo interesse do Boca de Rua pelas ruínas. Mas só para constar, existe um grande erro sendo divulgado atualmente na cidade de Peruíbe e pela internet. A igreja de São João Batista, hoje conhecida como Ruínas do Abarebebê, não é do século XVI e sim do século XVIII. Foi construída pelos franciscanos la pela década de 1760. A antiga aldeia de São João nem era nesse local e não era administrada pelos jesuítas. O jesuíta Leonardo Nunes fundou um colégio na antiga vila de São Vicente, esse sim, um dos primeiros do Brasil.
    abraço até mais

    • Rafael, nós do BOCA DE RUA é que ficamos felizes pela sua visita.

      Rafael, fomos buscar informações em fontes, que nos pareciam seguras e verdadeiras, de qualquer maneira, o que importa e que é relevante é o ABANDONO de um rico patrimônio histórico que temos e que está abandonado, largadão, sem o mínimo de interesse com uma relíquia dessas, sem investimentos e publicidade para divulgação de um ponto que seria Turístico e que poderia atrair pessoas de milhares de lugares para visitação com monitores capacitados.

      O que nos importa e que nos chamou a atenção para fazer a matéria , é que estão acabando com a nossa história, por falta de administração competente.

      Poderia, por gentileza, nos informar a fonte da sua pesquisa?

      Faremos outra matéria retificando a anterior e colocando a correta indo buscar a pesquisa na fonte que você pesquisou, nos mande o link, por favor.

      • Rafael disse:

        Sem duvida alguma, entendi que a intenção de voces era divulgar o estado de abandono que se encontram as ruínas. E fico feliz pelo fato de alguns cidadãos ainda exercerem sua cidadania e cobrarem melhorias dos governantes em relaçao ao nosso patrimonio historico, parabens. Existe ainda muito descaso e abandono, mas não podemos esquecer que de uns tempos para ca, ocorreram melhorias neste sítio arqueológico. Antigamente era largado e sem monitoria, fato que contribuiu para sua degradação.
        minhas fontes são as escavações realizadas pela arqueóloga Dorath Pinto Uchôa a partir do ano de 1991 e a pesquisa feita pelo historiador Jaelson Bitran Trindade, em 1992. infelizmente, ambos se encontram apenas no MAE, na USP.
        O mais engraçado é que foram apresentados relatórios das pesquisas a prefeitura de Peruíbe, que ainda insiste em divulgar erroneamente essas informações. A idéia de que a igreja é jesuíta surgiu a partir de um estudo sem muitos fundamentos historicos, feito por Benedito Calixto.
        Sou estudante de arquitetura e atualmente estou desenvolvendo o meu trabalho de conclusão de curso, com o tema Ruínas do Abarebebê.

        • Nossa que legal Rafael, essa sua tese de conclusão de curso.

          Isso mesmo essas informações que obtive foram através de pesquisas na internet e o autor, salvo engano, foi Benedito Calixto, como mudar essas informações?

          E a pia batismal que está no museu do Ipiranga? Essa peça pertence a Peruíbe, por que não fazer uma caixa com vidros blindados e colocá-la, em princípio, no saguão da prefeitura em frente ao painel dos prefeitos? Deveria estar na cidade que é detentora desse patrimônio histórico e não em outra cidade.

    • Rafael, tentamos abrir o link e não conseguimos aparece isso:

      Service Temporarily Unavailable

      The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

  11. Rafael disse:

    hum q estranho. de qualquer forma, pesquise por ruinas do abarebebe condephaat e vc vai achar. até mais

  12. Lorana disse:

    Oi blogger , bom dia. Post Brilliant . Você ganhou um novo assinante. Por favor, mantenha -o e estou ansioso para mais de seus posts incríveis . muitas felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>