O BOCA DE RUA não esquece: “Médico acusado de abuso sexual, em Peruíbe, continua preso.”

Médico que trabalhava numa clinica particular em Peruíbe (não podemos falar o nome da clinica, por medida judicial), aonde supostamente foram realizados os abusos, continua atrás das grades.

O BOCA, em suas pesquisas, achou a seguinte matéria neste site:

http://www.conjur.com.br/2011-ago-16/advogado-medico-acusado-abusos-sexuais-entra-hc-supremo

Leiam , na íntegra, a matéria:

Advogado de médico acusado de abusos sexuais vai ao STF

Por Fernando Porfírio

A defesa do médico Benedito Calixto Fortes Gatto, de 64 anos, ingressou com pedido de Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal para revogar a prisão preventiva de seu cliente e para que ele possa responder a ação penal em liberdade. O médico é acusado por suposto abuso sexual de nove pacientes.

Calixto é clínico geral de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. Ele está preso preventivamente na penitenciária de Tremembé I (SP)

O advogado Eugênio Malavasi alega que o Ministério Público ofereceu denúncia contra o médico sem que houvesse representação formal das vítimas, bem como a descrição dos fatos e a forma de constrangimento por meio de suposta violência ou ameaça. O relator do caso é o ministro Marco Aurélio.

De acordo com o advogado, a prisão preventiva do médico viola o princípio constitucional da presunção da inocência. Malavasi pede a revogação da custódia, com a expedição de alvará de soltura, ou, alternativamente, que a prisão seja convertida em outra medida cautelar, conforme prevê a Lei 12.403/2011.

“Meu cliente se declara inocente e vai provar na ação penal sua inocência”, afirmou o advogado. “Ele [médico] não foi sequer intimado para esclarecer e para refutar as acusações”, completou Malavasi. O Ministério Público sustenta que o médico praticava os crimes a pretexto de fazer exames de demissão e de admissão para o mercado de trabalho.

De acordo com a Promotoria, o médico determinava que as pacientes se deitassem na maca e então praticava abusos sexuais contra suas clientes.

Segundo o Ministério Público, as vítimas se sujeitaram às ações do médico por medo de perder a oportunidade de trabalhar. O caso só veio à tona porque uma mulher, vítima de abuso, denunciou o médico às autoridades. Há 15 anos, o médico trabalha em uma clínica particular de Peruíbe. Além dos atendimentos de rotina, ele é responsável pelos exames médicos ocupacionais, aqueles feitos por quem está sendo contratado ou demitido de uma empresa.

A primeira denúncia contra o médico ocorreu em novembro do ano passado. A vítima chamou a Polícia e passou por exame de corpo de delito. Segundo o laudo, o médico fez toque vaginal na vítima sem necessidade.

Depois da denúncia, mais sete mulheres prestaram depoimento ao Ministério Público. O médico pedia para que elas se sentassem na maca e fazia toda a ação de atos libidinosos incompatíveis com exame de admissão no emprego.

Ao receber a denúncia, a juíza da 1ª Vara Criminal de Peruíbe (SP) determinou a prisão preventiva do médico, a pedido do Ministério Público Estadual. Motivo: necessidade de resguardar a ordem pública e a conveniência da instrução penal. Quanto ao pedido de substituição da custódia por outras medidas cautelares, ela afirmou que qualquer outra medida se mostraria insuficiente para garantir a ordem pública e a instrução do processo.

A defesa do médico questionou essa decisão no Tribunal de Justiça de São Paulo. Mas o relator do caso, desembargador Edison Brandão, negou o pedido de liminar. Contra essa nova decisão, os advogados recorreram ao Superior Tribunal de Justiça. Novamente o pedido foi indeferido.

Fonte : Fernando Porfírio é repórter da revista Consultor Jurídico

Esse caso, na época, teve grande repercussão na mídia em várias emissoras de TV, veja em mais uma delas.

Vejam, também, a MOÇÃO que o médico recebeu em 2009:


POSTADO PELA EQUIPE DO BOCA DE RUA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

16 respostas a O BOCA DE RUA não esquece: “Médico acusado de abuso sexual, em Peruíbe, continua preso.”

  1. Waldemiro S. Quintas disse:

    Estão com falta de pauta aí pelo jeito.
    Voces fazem questão de remoer assuntos negativos com esse site, que aliás copiou o nome de um já existente e que faz um excelente trabalho social. Mas isso é uma outra conversa.
    Quanto estão “levando”para ficarem sendo os chatos de galocha do litoral? Procurem alguma coisa útil para fazerem. Tenham a santa paciência e senso de ridículo.
    Nota: Para evitar a não publicação de meu comentário, nesse site democrático, tomei a liberdade de salvar esta página. O motivo é que no caso da não publicação, tornarei essa palhaçada unilateral pública.
    Obrigado.

    • Senhor Waldemiro S.Quintas, atendendo ao seu apêlo, sabemos que todos querem aparecer aqui no BOCA, assim como o senhor, quem não gostaria de ver seu comentário postado no site mais acessado da região? Aí está, nós atendemos os pedidos e apêlos como é o caso do senhor.

      Não é por falta de matéria, por que temos muitas na fila para serem postadas, denúncias, são o que não faltam, quanto a já existência de um BOCA DE RUA para seu conhecimento é um Jornal de Porto Alegre, se fosse site não poderíamos ter o domínio tampouco CNPJ, e tem mais, é em outro estado, putz a inveja é uma “M………..” mesmo.

      O BOCA DE RUA, para quem não sabe, é um site que foi criado, para ser um canal do povo, a voz do povo, o elo entre o poder público e o povo, ele não quer elogiar e nunca vai elogiar, esse ou aquele governo, pois tudo o que o governo faz, não faz mais que a obrigação dele, é um dever do Estado (município, estado e país), por isso não adianta querer vir com churumelas dizendo que a prefeita fez isso e temos que parabenizá-la, jogar confetes nela, é dever dela fazer isso que está fazendo que é nada diante de tudo o que o povo é sacrificado com pesadas cargas de impostos. Ela tem o dever de fazer muito mais, o povo não tem nada daquilo que ele merece.

      O BOCA DE RUA vai lutar, sempre, a favor do povo, mostrar, sim, tudo o que o governo fizer de errado com o povo, a bandalheira na Saúde, o povo na LAMA, a segurança de mal a pior, é isso que o BOCA vai mostrar sempre, ainda que tenham coisas bonitas para serem mostradas, para isso já temos muitos veículos de comunicação, falado, escrito e televisionado que mostram as coisa belas, e as coisas ruins? Quem mostra? Só o BOCA DE RUA se o senhor não gostar é simples, o senhor tem o poder em suas mãos, que se chama “MOUSE” essa é a arma potente de todos internautas, é só não clicar em cima do link http://www.bocaderua.com.br que o senhor não será direcionado para ele, entendeu?

      A opção é sua, se o senhor entra no BOCA DE RUA é por que no fundo, no fundo o senhor gosta de dar uma espiada para ver o que tá rolando nos porões do poder Executivo e Legislativo, e mais ainda, não agüenta e comenta ahahahahahahahahah.

      Se estamos com 106 mil e nãnãnã de acessos, com o seu acesso ficamos com 106 mil e nãnãnã mais um rsrsrsr. OK, OK………..!!!! O BOCA DE RUA só tem que agradecer a visita.

      Isso é bom de ++++

      Já falamos para um, do tipo do senhor, que postou aqui criticando uma outra matéria, que não postamos matérias com exclusividade, ou seja para o senhor apenas, caso o senhor queira assim, tem que pagar muitíssimo bem, e ainda vamos pensar se aceitamos, não se sinta o “UMBIGO” do planeta, nada gira em torno do senhor, o senhor é só mais um na multidão, uma cara comum em meio a milhões de brasileiros, portanto, não se sinta melhor que ninguém, pois não é, o senhor é igual a todos, uma pessoa comum só que sem expressão alguma, faça alguma coisa, de bom, para melhorar a vida das pessoas, faça um site para mostrar os erros do governo, que não são poucos, como eles massacram o povo, pisam no povo, é isso que o BOCA vai mostrar e se o senhor ficar infeliz com isso, não acesse o BOCA.

  2. Sueli Aparecida Souza disse:

    E os outros vereadores que aprovaram a moção? Sem a assinatura deles isso não aconteceria.
    Publiquem o nome deles todos, para a população saber quem votou.

    • Sueli, o BOCA DE RUA agradece a visita, foi aprovada por unanimidade, todos votaram a favor, só postamos a MOÇÃO por que ela foi retirada do site do autor da MOÇÃO e várias pessoas ligaram aqui no escritório do BOCA pedindo, se acaso tivéssemos, para publicar, aí atendemos os pedidos.

  3. arlete da costa e silva disse:

    Como cidadã de Peruíbe e mulher acompanho seu site às vezes mas, diante dessa matéria e dos comentários acima sito -me no direito de deixar pela primeira vez um comentário em seu site admito que as vezes vocês abusam em suas matérias .
    Mas esse assunto jamais pode cair no esquecimento como querem alguns, pois se trata de violência contra mulheres indefesas. Pessoas de bem que foram vitimas de um médico que segundo matéria do fantástico ofendeu aquilo que se deve proteger no ser humano que é dignidade destas pessoas, que só queriam fazer um exame adimensional para conseguir um emprego.
    Esse senhor Waldemiro S. Quintas em sua opinião (comentários) que deve até ser respeitada, mas que demonstra que há de mais horrível no ser humano e por que não dizer na atitude do Dono da CLINICA.
    -vamos esconder para ninguém ficar sabendo.
    Essa é a vontade de muito em Peruíbe medo de mostra o que realmente acontece nesta cidade.
    Vejo que no comentário deste Sr, que em nenhum momento ele disse ser mentira a noticia postada neste site,simplesmente fala para não mostra e diz:
    “Vocês fazem questão de remoer assuntos negativos com esse site”
    O que se presume que ele sabe ou acredita que a noticia é verdadeira, somente há no comentário o interesse de não mostra o fato novamente.
    E quando ele diz:
    “-Quanto estão “levando”para ficarem sendo os chatos de galocha do litoral?”
    Mais uma atitude de ser humano desprezível e pensamento ridículo
    Acha que toda atitude realizada pelo ser humano deve ser precedida de uma troca seja dinheiro o favores.
    Este tipo de pessoas esta condenada ao sofrimento pessoal ou espiritual se não mudar suas atitudes, pois da lei do retorno ninguém escapara.
    Amigo a verdade deve ser mostrada, deve ser aberta a barriga desta administração mostra-lhe todas suas doença só assim encontraremos o remédio certo e eficaz mesmo que tenha que doer no paciente.

    • Arlete, o BOCA DE RUA agradece a visita, muito bem colocada sua resposta a esse “HOMEM” que deve ser machista, não deve ter nascido de uma mulher, senão não defenderia tanto a classe, a ponto de nos considerar os “chatos de galochas” expressão esta antiquíssima e infantil, será que só porque atendemos aos pedidos dos internautas somos chatos?

      Recebemos inúmeras ligações perguntando se havíamos esquecido do caso do Médico e por onde ele andava, fomos fazer a pesquisa e encontramos o que postamos hoje, não por falta de matéria, e sim para atender a vários pedidos, e será assim com todos os casos que ficam para serem resolvidos bem mais tarde, assim faremos com o caso recente da menina BIANCA, que se não comprarem a bombinha para ela não mediremos esforços para ajudar a família a obter o que é dela por direito.

      Não podemos agradar a todos, mas o maior número de pessoas que pudermos atender será por nós atendidos sim, quer o Sr. Waldemiro goste ou não, ele que tente fazer melhor do que o BOCA faz.

  4. ivanarquiteto@hotmail.com disse:

    claudette você já viu algum advogado falar que seu cliente não é inocente?

    se dependêssemos do que acusados dizem, não teríamos um criminoso nesse planeta, porque nenhum deles é.
    o que o advogado está tentando dizer? Que oito mulheres contratadas por uma empresa, mulheres que não se conheciam, simplesmente resolveram prejudicar o pobre médico, sem mais nem menos? Ou que a empresa não gosta do médico, embora a empresa não seja forçada a usar os serviços da clínica onde ele trabalha, e combinou maldosamente com oito mulheres recém admitidas em acusar injustamente o coitadinho? Ou a empresa as coagiu, com ameaça de demissão, a destruir a imagem do médico e nenhuma das oito consegue reagir? Acho que esse advogado participa dos delírios de seu cliente! Porque achar que é mais fácil acusar uma empresa que paga pelos serviços de uma clínica e oito mulheres que não se conheciam, do que admitir que o médico é doente e mau caráter, é demais!).

    • Ivan, o BOCA DE RUA agradece a visita, isso mesmo o advogado que está defendendo o Réu, ganhando muitíssimo bem para defender ele vai acusar o cliente? É óbvio que não né, foram tantas vítimas e cada dia aparecendo mais, só que algumas acham que por ter passado alguns anos nem devem denunciar.

  5. Ribeiro disse:

    Não entrando no mérito específico deste caso, só não podemos nos esquecer que no estado democrático de direito, todo réu é inocente até que seja julgado e condenado, que não é o caso do médico citado na matéria.
    Não podemos fazer o linchamento moral e psicológico antes de que seja provado que ele seja o culpado. ( não estou defendendo o médico, mas temos de defender oque rege a lei, pois quem sabe um dia não pode ser a gente que possa estar em tal situação injustamente)
    Lembram-se da escola de base em 1994? Do estrago que fizeram na vida dos donos da escola? Teve uma emissora de TV que foi condenada a pagar indenização pois todos foram considerado inocentes. Curiosamente a mesma emissora passou a matéria em rede nacional.
    Já pensaram se o médico for considerado inocente? Acho q temos o direito de sermos informados por todo e qquer orgão de imprensa, porém o dever da imprensa é informar e nunca condenar.
    Depois de encerrado o processo e considerado culpado, aí sim a imprensa pode sim, tecer todo o tipo de comentário.
    Vide sites abaixo sobre esse caso da escola de base em São Paulo:

    http://curiofisica.com.br/noticias/caso-escola-base

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI669907-EI306,00-Caso+Escola+Base+Globo+tera+de+pagar+R+mi.html

    http://oglobo.globo.com/sp/mat/2006/11/13/286621871.asp

    • Ribeiro, o BOCA DE RUA agradece a visita, ninguém do BOCA está acusando previamente, são comentários que estão tecendo e que aprovamos a opinião pública, a matéria só foi transcrita do site “CONSULTOR JURÍDICO”, e colocado o vídeo e a MOÇÃO a pedido dos internautas que ligam aqui no BOCA perguntando como está o caso do médico, nós temos o dever de informar a população, sem acusações é óbvio, veicular matérias recentes não quer dizer que estamos condenando esse ou aquele.

      Sabemos , e mais do que ninguém, que estamos sujeitos a sofrer retaliação moral e física, com muito mais ênfase o BOCA DE RUA, tendo em vista, ele mexer com interesses do alto escalão da política de Peruíbe.

  6. LARISSA disse:

    Atualização sobre matéria. Espero que mereça o mesmo destaque do que as difamações sobre o médico.

    Habeas corpus TJ rejeita denúncia de estupros

  7. Karine disse:

    Agora vamos ver o que irão dizer os detratores da honra alheia. Cara quebrada pela Justiça. Bando de caluniadores. deverão obrigatoriamente processados e arcar com grande indenização.

  8. Marco A. Cunha disse:

    Sem querer tomar partido, acredito que o Boca de Rua não deixará de divulgar a notícia abaixo, que seria o resultado do pedido de Habeas Corpus do médico acima.

    http://www.conjur.com.br/2011-out-27/tj-paulista-rejeita-denuncia-medico-acusado-nove-estupros

  9. T.A.G. disse:

    A audiencia esta marcada para o dia 15 de dezembro às 13:30h
    A noticia que a A Tribuna divulgou esta errada , qualquer pessoa que esteja bem informada sabe disso !!
    O processo ainda esta em andamento no GAECO em santos , a unica coisa que ele conseguiu foi o habeas corpus .
    Qualquer um que pague uma noticia no jornal ela sera publicada da maneira que a pessoa quer!
    Uma pessoa que é capaz de fazer o que fez e ainda coloca o nome de Deus no meio não merece apoio de ninguem!!
    Cada um tem o direito de pensar o que quer ,mas não julgue ninguem sem saber dos fatos que realmente aconteceram pois podem quebrar a cara !!!
    Quem duvida que terá audiencia é so comparecer no forum !!!
    Devem existir muitas pessoas que nao tem o que fazer mesmo porque ficam cuidando de assuntos alheios …

  10. Mara Kimie Kikuti disse:

    Sou paciente do Dr. Calixto há quase 15 anos e, durante todo esse tempo, ele nunca me tratou ou me olhou de forma diferente, sempre muitíssimo educado e prestativo. É com muita tristeza que eu observo e leio tudo sobre o assunto. Um ótimo profissional, pai de família, que vai às compras com sua esposa, que trata a todos por igual, sem distinção. Não só comigo mas, com outras pessoas que também o conhecem muito bem e sabem do caráter e honra deste médico maravilhoso, que sempre procurou ajudar mesmo estando além dos seus limites. Quero deixar claro uma coisa: o Dr. Calixto, aqui em Peruíbe, era completamente idolatrado e amado por seus pacientes. Hoje, tentando recuperar sua honra e se levantar, ele trabalha em outra clínica e sua legião de fãs o acompanha, inclusive eu, e sempre vou acreditar em seu caráter, porque todos são inocentes até que se prove o contrário, todos merecem uma chance de se defender, coisa que ele não teve e jamais devemos jogar pedras sem saber exatamente como foram os fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>